COMO FOMENTAR A INOVAÇÃO


A maior barreira para a inovação é a resistência. E ela se manifesta de várias formas: Não é o modo que nós fazemos isso aqui, não temos orçamento, está fora do seu escopo de trabalho, o chefe não vai gostar, são algumas entre muitas restrições. Na verdade, a inovação altera zonas de conforto e pode abalar a hierarquia. Isso pode ser muito perigoso para quem deseja somente manter o seu status quo na organização. 

Martin Wartenberg, professor da UCI, ensina que “ninguém vai mudar até que a dor do presente seja maior que o medo do futuro”, sinalizando o quanto é difícil este processo. Segundo ele, a Disney busca a inovação desde a seleção do seu pessoal, quando busca pessoas com experiências diversificadas inclusive fora do campo profissional, sem medo do risco e perseverantes,  e propõe para elas que “amem muito, sorriam diariamente, trabalhem pesado e sonhe todo dia”.  Já a Apple busca mudança de paradigmas e a resposta para a seguinte pergunta: Como você usa aquilo que você sabe ? Já o Google adota como política que 20% do tempo útil de seus colaboradores seja gasto com novas idéias e 10% com idéias “malucas”. 

Em todos esses casos, mais do que números, é preciso paixão quando o assunto é inovação. Além de entusiasmo, a inovação precisa ser incentivada com o reconhecimento do mérito da pessoa ou da equipe que a gerou, com uma premiação correspondente ao benefício obtido, ou somente com a não punição do fracasso que já é um bom começo.

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