INOVAÇÃO: A VANTAGEM COMPETITIVA DAS EMPRESAS LÍDERES



O Prof. Martin Wartenberg da Universidade da Califórnia- Irvine, explica que inovação não se copia. Cada empresa possui a sua forma de fomentá-la. Mais importante do que consultores é não punir o insucesso. No mundo, mais de 90% das empresas reconhecem que inovação é uma prioridade, mas poucas sabem construí-la, pois é preciso toda uma cultura que a promova. A participação do Governo é fundamental, porém a forma como ele atua pode potencializar ou prejudicar a inovação nas empresas. O modelo ocidental é basicamente formado por Universidades e Empresas que juntas geram as soluções para a sociedade. 

Todo ser humano é criativo. Na infância e na velhice, quando não estão mais pressionados pelas normas sociais, podem ser mais ainda. Porém criatividade e inovação são coisas diferentes. Ter uma boa idéia tem haver com criatividade. Tornar esta idéia uma realidade viável economicamente, e levá-la ao cliente tem haver com inovação. O que faz uma empresa ser pioneira é o quanto ela investe em inovação, em termos físicos, humanos e temporais.

Para inovar é preciso ter um método. Primeiro, um grupo criativo, com pessoas de diferentes experiências, livres e sem julgamentos para gerarem idéias afim de resolverem determinado problema. Segundo, é preciso olhar em voltar de uma forma ampla e profunda para saber o que está sendo feito, ter humildade para aproveitar e aperfeiçoar soluções pré-existentes. Terceiro, é preciso viabilizar a melhor solução de maneira rápida para o mercado.

As empresas líderes possuem em seu DNA a inovação. Ela é a vantagem competitiva que as mantêm nesta posição. É isso que define qual vai ser a líder e quanto tempo vai ficar assim, e qual vai ser a seguidora no mercado. Elas possuem o que ele chamou de "mágica".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?