A FALÁCIA VERMELHA


Uma das piores coisas que se pode fazer com um trabalhador, é fazê-lo acreditar que o sistema é injusto, que a empresa em que ele trabalha é um inferno, que ele é explorado, que o patrão e seus superiores são uma espécie de demônio e que ele nunca vai ter chances de melhorar na vida, a não ser lutando contra tudo isso em vez de trabalhar e estudar. É o que eu chamo de falácia vermelha.

Ao pensar dessa forma, a pessoa canaliza seu empenho para a revolta em vez de direcionar seus esforços para aprimorar seus talentos e habilidades, para inovar e ser criativo, para superar as expectativas, para entender como pode melhorar a sua vida com os frutos dos próprios passos, em vez de ficar invejando os dos outros. Tudo isso, aumentaria a sua possibildade de crescer na vida, de ser promovido, de trocar de emprego por outro melhor, de um dia ter seu próprio negócio inclusive.

Como um jovem balconista de pizzaria pode melhorar a sua vida ? Estudando, desenvolvendo seu talento, trabalhando duro, contribuindo positivamente para o negócio, dando boas sugestões, cumprindo suas obrigações ? Ou reclamando do mundo e da empresa, falando mal do chefe, as vezes sabotando, as vezes negligenciando propositalmente suas tarefas, acomodando-se em sua dificuldade e querendo que tudo venha abaixo para que sobre um pouco para ele ?

Eu respondo. Com a primeira opção ele tem chance de ser alguém na vida, vencendo com seu próprio suor. Assim ele fica livre e não deve nada a ninguém, pois será um vitorioso. E vitoriosos é o que devemos fazer com que todos sejam. Na segunda opção ele tem grandes chances de ser eternamente um balconista, medíocre e amargurado. Será mais um recurso humano perdido. Será um escravo e deverá a tudo e a todos o pouco que tem pois não valorizá seus passos. Pois lembre-se, nem todos se tornarão presidentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?