AS CÉLULAS DE DESENVOLVIMENTO


Desenvolver uma empresa não é fácil nem rápido. Ela é uma aglomerado de pessoas, materiais e equipamentos, dispostos em processos, normas e setores, lidando com informações, dinheiro e circunstâncias externas, com o objetivo de agregar valor economico e social. Quanto maior for, mais complexo será apesar de existirem padrões que podem ser identificados com a experiência. Desenvolver uma empresa não é só melhorar o RH, a TI, o financeiro, a gestão, o marketing, etc. É fazer tudo isso junto e ao mesmo tempo, e ainda lidar com questões circunstancias da operação cotidiana da empresa.

Por isso, uso uma estratégia que chamei de "células de desenvolvimento", na qual elas e a empresa são vistas  conforme a abordagem sistêmica das organizações, juntamente com ingredientes do Balanced ScoreCard e da minha vivência profissional. A definição das células não segue necessariamente delimitações físicas ou de  setores mas sim tarefas e objetivos afins. Para cada uma, defino indicadores relacionados com 4 áreas de resultados principais que são aumento do faturamento, crescimento da empresa, redução de gastos e melhoria da qualidade. E com isso, é possível ter um painel de bordo tanto de cada célula como da empresa inteira.

As células se completam, se ajudam e se antagonizam. É preciso lidar com isso. Existem céulas de front office cujos clientes são externos e back office cujos clientes são internos. O processo de desenvolvimento consiste em monitorar regularmente os indicadores e promover os avanços, que desdobra-se em estruturação de equipes, direcionamento para resultados, aperfeiçoamento de controles, planejamento e informações, atendimento e encantamento do cliente, imagem corporativa, ações de mídia e endomarketing, maximização do lucro e da liquidez, entre muitas outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?