O ESPÍRITO DE HIROSHIMA

 
Em 1945, a cidade de Hiroshima foi dizimada em alguns segundos.  O vídeo institucional da Mazda, usado por Jim Lievois, Vice Presidente Senior e CFO, conta a história dessa empresa com sede naquela província. Mais que isso, conta como a empresa adquiriu o espírito de nunca desistir, de reconstruir das cinzas, de superar-se e seguir em frente. Jim admite que a empresa cometeu erros no passado e isso é uma atitude de grandeza. Porém, após um trabalho de reposicionamento estratégico da marca e dos seus produtos, está em franca ascensão no mercado americano e mundial. O oitavo lugar no ranking não os intimida. Eles dizem que possuem o espírito de Hiroshima. 

No centro de pesquisa e desenvolvimento, em Irvine na Califórnia, podemos constatar o trabalho diferenciado que a as dedicadas equipes de desing e engenharia realizam. A sala de estudo de tendências (nome que eu mesmo dei), possui painéis com todas as marcas de automóveis do mercado e outras marcas de produtos, que possuem identidade mercadológica com os carros. Isso possibilita em poucos segundos, um visão analítica e estratégica do mercado. Trata-se de uma grande ferramenta. 

No “office” da unidade, não se pode deixar de observar as paredes dos Box e escritórios, repletos de cronogramas e fluxogramas. O planejamento está presente no cotidiano. Também não se pode deixar de observar a limpeza e a organização das oficinas, característica típica da gestão da terra do sol nascente, bem como a presença de americanos e japoneses em todos setores. A Mazda notabilizou-se por produzir motores e carros para corrida. As palavras de seu chefe de engenharia valorizam as pessoas, a união da equipe e demonstram emocionadas a lealdade e o amor pelo que fazem. Do lado de fora, podemos até encontrar uma bandeira americana, mas dentro da oficina existe uma bandeira do Japão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?