GESTÃO FINANCEIRA É GESTÃO VISUAL

Em 2011, na Universidade da Califórnia em Irvine, tive a oportunidade de conhecer a filosofia Lean juntamente com a ferramenta Six Sigma. Depois, em livros sobre o assunto pude confirmar que uma das técnicas lean é a gestão visual. De uma maneira geral, ela consiste em apresentar em quadros alguns indicadores úteis que ajudam a gerenciar processos organizacionais. Eles são invisíveis mas seus resultados não. A gestão visual concorre para que estes resultados sejam melhores.

A gestão financeira empresarial lida com aspectos tão quanto distantes da visão fisiológica humana. Por isso, demonstrar os números  e indicadores com ela relacionados é de primeira importancia. Eles são a gestão visual das finanças empresariais. A conduta do decisor, seja ele um empresário, um gestor ou um conselho, muda consideravelmente com o contato com os números do negócio. As decisões melhoram. Tornam-se mais eficazes e mais voltadas para o bom desempenho economico-financeiro do empreendimento. 

Então, o primeiro passo de uma boa adminstração  financeira é praticar gestão visual e mostrar os números. Eles precisam ser consistentes, lógico. É preciso ver. O segundo passo é compreendê-los, pois de nada adianta um monte de números se não há ninguém que saiba entender o que significam. Seriam como hieróglifos de uma civilização perdida. É preciso entender. O terceiro passo é construir providências e estratégias necessárias para corrigir problemas e melhorar a empresa. É preciso fazer. Fica então a tríade ver, saber e fazer para gestão financeira dos negócios. Mas tudo começa com o primeiro.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?