SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E FINANÇAS EMPRESARIAIS

A gestão financeira está intrinsecamente ligada com a gestão de informações. Gerir financeiramente um negócio deixou de ser há muito tempo contar dinheiro e tratar com papéis. Atualmente, em virtude dos avanços na tecnologia da informação e com o uso de sistemas integrados, a gestão financeira dos negócios refere-se fundamentalmente a consistência e a disponibilidade das informações.

Em minha experiência profissional, infelizmente tenho visto muitos problemas de não conformidades de informações e dados nos sistemas utilizados pelas empresas. As empresas investem grandes somas em sistemas mas não usam estes sistemas de forma eficaz. Esta deficiência no uso dos sistemas causa uma perda de referência para a tomada de decisão e um descontrole perigoso. É como dirigir numa estrada escura sem os faróis acesos. Muitas das empresas entram em dificuldades financeiras. 

A impressão que dá é que boa parte dos sistemas são projetados para um mundo ideal que não existe na realidade. É como se o elemento humano simplesmente não existisse. Eles consideram processos perfeitos e integrados, mas que são operados por seres humanos imperfeitos, mal treinados, desconectados do todo , sem compreender a integração dos módulos sem compreender como todo esse sistema funciona de maneira interdependente. Os dados são mal alimentados ou alimentados incorretamente causando relatórios incompletos e que muitas vezes não traduzem a realidade da empresa. São centenas de milhares de reais desperdiçados todos os dias pelo país afora, com ferramentas que acabam se tornando inúteis. Desta forma,otimizar o uso dos sistemas de Informação não deixa de ser também uma forma de bem realizar os investimentos da empresa fazendo com que eles produzam um retorno desejado e satisfatório, como qualquer outro investimento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?