A QUALIDADE DAS NOSSAS EMPREENDEDORAS

A consultoria tem me dado a oportunidade de conhecer muitos empreendedores. Eles são pessoas com características bem peculiares. Otimistas, destemidos e perseverantes. A sociedade precisa dos empreendedores como o corpo humano precisa de ar para sobreviver e prosperar. Eles criam as empresas que produzem o valor e os produtos, que melhoram a vida das pessoas. Quanto mais empreendedores, mais empresas, e melhor será para a economia e para o país. 

Mas hoje. dia internacional da mulher, gostaria de destacar em especial as empreendedoras que tenho conhecido. Pelo menos na minha experiência, elas possuem caracterisricas bem diferentes dos homens. Elas são mais organizadas e mais dispostas a melhorar cada vez mais. É como se os homens fossem atrapalhados pela dificuldade de reconhecer a própria limitação. Mais flexíveis consigo mesmas, as mulheres empreendedoras, parecem que    estão mais dispostas a aprender. E isso reflete positivamente nas suas empresas. 

Conheço empreendimentos que estão começando. Mas as valiosas empreendedoras já estão tomando providências para deixar a gestão bem afinada. Estão caminhando para saber as margens de contribuição dos produtos e com isso aperfeiçoar a estratégia de vendas. Também estão trabalhando para terem os controles financeiros em ordem. Com a qualidade que possuem, certamente construírão um grande negócio com o passar dos anos. Quem sabe, serão uma franquia de sucesso nacional. 

Conheço outro exemplo de negócio com empreendedoras, que em termos de gestão, está bem a frente de muitos negócios maiores e mais antigos. Possuem uma administração estratégica com indicadores, sabem das informações de resultado, mantêm os gastos sob controle, usam metas e incentivos para as equipes. Muitas empresas, com 10 ou 15 anos de existência, com o faturamento 10 vezes maior, não possuem o que elas têm. Além disso, estão interessadas no desenvolvimento do negócio, atentas ao mercado, dispostas a encontrar as soluções adequadas. Possuem o que podÍamos chamar de maturidade gerencial.

Ser empreendedor é um complexo desafio para homens e mulheres. No entanto, a impressão é que nossas companheiras possuem qualidades muito importantes para esta finalidade. Não vamos cair na besteira inútil de dizer que um é melhor que o outro, pois esta hierarquia não existe. O perfil do empreendedor não está no gênero, e sim em um conjunto de habilidades e competencias, existentes tanto em homens como em mulheres. Mas não se engane. Elas chegaram para ficar e ainda vão fazer muitos empreendimentos bem sucedidos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?