O BRASIL É O AVIÃO DA MALÁSIA


Tempo desses, fez muito sucesso na internet um “meme” engraçado com uma família brasileira cantando “Para nossa Alegria”, mas infelizmente as semelhanças entre a história do vôo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido em 08 de Março de 2014 e a rota que o Brasil tem tomado, poderiam resultar em outro filme com um nome diferente. Poderia ser “Para nossa Desgraça”.

O Boeing 777 da Malásia é uma enorme aeronave, com 63,7 metros de comprimento e 60,9 metros de envergadura, que transportava 239 pessoas. O Brasil é um país continental, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados e com mais de 200 milhões de habitantes. O avião decolou do aeroporto de Kuala Lampur informando aos passageiros que iria para Pequim e nunca chegou ao seu destino. Nos anos 70, o Brasil, despontava como um país que “ia para frente”. Após o Plano Real em 1994, decolou de sua desastrosa convivência com a inflação. Na sequência, passou a emprestar dinheiro para o FMI, vendeu uma imagem internacional de vanguarda social elegendo um sindicalista para presidente, e integrou a lista dos países mais promissores do mundo, trouxe uma copa do mundo e uma olimpíada para casa, mas até o momento não chegou no destino de desenvolvimento prometido. Imagino que o clima na partida do avião era de esperança e expectativa para chegarem onde pretendiam. O nosso também.

Após uma hora de vôo e uma mensagem de que está tudo bem, o avião deixou de se comunicar, saiu dos radares, mudou a rota completamente, reduziu a altitude para 12 mil pés e voou por aproximadamente 4 horas em direção ao oceano índico no meio do nada. Nos dois últimos presidentes, o Brasil também mudou bastante o seu rumo. De uma nação promissora, passamos a conviver com um populismo danoso. A contabilidade nacional começou a ser maqueada. Milhões e milhões desperdiçados. Apoio a regimes ditatoriais. Petrobrás em decadência. Rebaixamento de agências de risco. Corrupção epidêmica. Criminalidade desenfreada. Uma lista infindável de coisas que pioraram, mas a versão oficial nos dizendo que está tudo bem.

O co-piloto do Boeing estava voando a primeira vez sem instrutor em um avião daquele tamanho. Não tinha experiência. Os cargos importantes brasileiros, estão infestados de gente sem condições de exercê-los. Colocamos na cabine gente sem horas de vôo. A atual presidente possui experiência em assaltos a bancos, guerrilha, sequestros, subversão e terrorismo. Este é o melhor exemplo. Existem hipóteses bem fantásticas para a queda do avião. Uma delas, afirma que o multi milionário Jacob Rothschild seria o responsável pelo desaparecimento. Motivo: Os outros quatro donos de uma valiosa patente de semicondutores estavam no vôo. Com o seu desaparecimento, o magnata passou a ser o único dono. A patente foi aprovada 4 dias após o desaparecimento. Também existem versões bem preocupantes para a nossa mudança de rumo. Alguns dizem que trata-se de um plano para implantar um regime bolivariano, com supressão das liberdades e tudo o mais de ruim que estas alternativas possuem. Talvez seja mesmo, mas o que é certo é que tem gente fazendo fortuna com esse governo. E não é com trabalho.

Enquanto brasileiros, não sabemos qual será o nosso destino. Depois de esgotar o combustível, tudo indica que o avião da Malásia caiu no mar, sem deixar sobreviventes. Se isso for verdade, os passageiros nada puderam fazer para evitar a tragédia. Mas nós podemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?