O VALOR E O TEMPO

Em Finanças, dizemos que o dinheiro altera o seu valor de acordo com o tempo. É verdade.  Em virtude da possibilidade de uso, R$ 1.000,00 hoje vale mais do que a mesma quantia três meses depois. Então a Matemática Financeira é a forma de lidar com o tempo, ajustando o valor das coisas quando viajamos por ele. O tempo está muito presente no universo financeiro. Por exemplo, se você olhar as obrigações, todas possuem um vencimento. Sem ele, elas na verdade nem seriam obrigações pois a sua quitação estaria no infinito, e isso alteraria substancialmente a noção de valor que teríamos sobre ela. Note que dever 100 reais com vencimento para hoje, é diferente de dever os mesmos 100 reais com vencimento indefinido, ou para nunca, ou para uma data que ninguém sabe. A mesma coisa se dá no recebimento. Se você tem para receber 300 reais hoje, tem uma noção de valor diferente sobre essa quantia da noção que teria se não soubesse a data. O tempo altera o valor das coisas.

Para termos uma impressão ainda mais clara de como o prazo influencia no valor das coisas, podemos refletir sobre como a maioria das pessoas lida com a vida. Todos sabemos que ela tem começo e fim, mas não sabemos quando este último se dará. Pelo simples fato dessa incerteza sobre a data de um evento certo, somos levados a vários equívocos de avaliação. Se você souber que sua vida se encerra semana que vem, certamente aproveitaria cada minuto, cada momento até lá e sua vida teria mais valor para você. A restrição de tempo atuaria neste caso como um fator se valorização. Mas nada lhe garante que ela não possa se encerrar hoje, e pelo fato de não haver certeza sobre isso, você vive como se nunca fosse morrer, ou seja, como se a vida fosse eterna, e com isso, adiando sua felicidade, desperdiçando seus momentos  ou apenas deixando o tempo escorrer pelas mãos. 

De que lhe adiantaria possuir uma grande quantia para receber, se a data do recebimento é incerta ? A cada acréscimo de incerteza no recebimento, certamente esta grande quantia teria para você o seu valor reduzido, podendo até chegar a zero. Não é a toa que planos sem prazos são apenas sonhos, que metas sem deadline são meras intenções, que compromissos sem vigência são mais frágeis. Não é por acaso que temos um vencimento. Ele existe para que valorizemos a existência. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?