CONHEÇA UM DOS CONSULTORES MAIS INFLUENTES DO BRASIL

Uma matéria recente publicada no site da Exame chamou a minha atenção. Ela trata sobre um consultor de empresas especializado na área econômico financeira. Ele atua desde 2006 e em 2010, já faturava 20 milhões de reais no ano. Não possui site, nem placa na porta de seu escritório, que conta apenas com uma secretária e três assistentes. Sua especialidade é ministrar palestras, pelas quais cobra R$ 30.000,00, acompanhar empresas fornecendo orientações, pelas quais cobra de R$ 300.000,00 a R$ 400.000,00 ao ano por uma reunião mensal, e finalmente assessorar empresas em operações de fusões e aquisições, além de questões societárias, para o qual cobra 3% no êxito sobre o volume de capital envolvido.

Apesar de prestar serviços altamente especializados, a preços não tão acessíveis para a maioria dos empresários brasileiros, a agenda deste consultor parece estar sempre cheia. A revista identificou pelo menos 68 pessoas que foram seus clientes mas elas não quiseram falar sobre o assunto. Empresários de grandes grupos costumam procurá-lo, seja no segmento de planos de saúde, construção civil, educação, energia elétrica, automotivo, supermercado, além de bancos e entidades de classe. Recentemente foi a China captar negócios para seus clientes e pretende passar 2 meses nos EUA e na Europa com a mesma finalidade. Ele não é autor de best seller de negócios, nem formou em Harvard ou foi CEO de uma grande corporação. Na verdade ele formou numa especialidade bem diferente do universo corporativo e que a princípio em nada lhe credencia para esta atividade. 

Eu tive a oportunidade de trabalhar na KPMG, uma multinacional de auditoria e consultoria. Uma das maiores do mundo. Entendi um pouco, como o trabalho de uma consultoria se desenvolve e tudo o que é necessário para isso. Depois de mais de 20 anos atuando como executivo, fazendo cursos no Brasil e no exterior, comecei a prestar consultoria econômico financeira para empresas, e acredite, não é fácil. Não raro, fico até tarde da noite preparando relatórios, planilhas  ou analisando dados. Também não é fácil arrumar clientes. Mesmo que o olhar de fora de um consultor, ajude muito a empresa pelo fato desta abordagem estar livre da cultura organizacional as vezes responsável pelos problemas. Nós não temos a obrigação de viver a rotina das empresas. Mas consultores não vivem dando palpites. Eles devem ter fundamentação acadêmica, técnica e pragmática para formular suas recomendações. A intuição e soluções pirotécnicas ficam para outros profissionais. Pelo que eu sei, um consultor vende conhecimento e experiência em determinado campo. E deve ser por isso que este consultor faz tanto sucesso. Deve ser um expert em empresas, deve ter passado a vida inteira dentro delas para oferecer seus serviços para altos executivos e grandes empresários, interessados em melhorar o funcionamento, a eficiência, a qualidade e a saúde financeira de suas instituições. Um consultor não vende tráfico de influência. E deve ser exatamente por isso que este consultor merece a confiança de muitos empresários brasileiros. Se você precisar,  não tenho problema de dizer quem é. Não tenho a mínima condição de concorrer com ele. Seu nome é Antonio Palocci. 

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