O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMPRAR UMA FRANQUIA

Franquia é um mercado como qualquer outro, não é um grupo de auto ajuda, uma cooperativa, uma associação, muito menos um sindicato ou um partido político. Existe uma relação de compra e venda envolvida. O franqueador vende ao franqueado uma espécie de concessão. É o que está implícito na taxa de franquia. Com isso, ele pode usar uma marca e um modelo de negócio já estabelecido. Pelo menos é o que se espera. O franqueador deseja que o novo integrante da rede faça boas vendas, porque ele ganha com isso através dos royalties. O franqueado por sua vez, deseja fazer lucro e recuperar seu investimento o mais breve possível. Nem sempre, estes interesses são convergentes, principalmente se o franqueador também vender produtos para o franqueado. Desta forma, estes produtos serão fonte de receita para um e custos para o outro. Mas estes pontos de interesses divergentes não residem somente nos custos. Eles também podem ser encontrados nas despesas, com as exigências que o franqueador faz para que o novo integrante enquadre-se no seu padrão. Seguros, treinamentos, convenções, ações de marketing, são exemplos mesmo que para estas ultimas exista uma taxa pre-definida. 

Para ter uma boa noção deste impacto, é importante conversar com o franqueador, com outros franqueados, porém o mais importante ler bem o contrato, pois ele é que vai reger a relação entre as partes. Em outras palavras, vale o que está escrito, não o que é dito. Os contratos devem deixar esclarecido as obrigações dos dois envolvidos, principalmente as pecuniárias, o que cada um pode fazer, e como serão as coisas no caso de rescisão. Questões de exclusividade ou território de atuação, devem estar escritas de maneira a não deixarem dúvidas. O contrato também demonstra o controle que o franqueador exerce sobre o franqueado, e o poder que tem sobre ele. Neste ponto, é preciso ter atenção para não haver excessos. Em todo caso, quem compra uma franquia deve ter ciência não terá liberdade absoluta no próprio negócio. 

Outro ponto importante é a forma que o franqueador pretende transferir seu know-how para o franqueado. Os manuais, consultorias e orientações são as formas mais usuais, mas não é raro que existam surpresas desagradáveis com isso. Para transferir algo, é preciso tê-lo, principalmente modos operacionais de uma empresa. Depois, é preciso saber transmitir esse conteúdo. O franqueado deve estar atento a isto. Também deve informar-se na Associação Brasileira de Franchising sobre a franquia que pretende adquirir e sobre reclamações que existem sobre ela. Não custa nada dar uma pesquisada na internet. 

Outro passo que não pode ser esquecido, é fazer as próprias contas. A franquia normalmente informa um certo volume de faturamento e um horizonte de tempo para o retorno do capital empregado. Porém, tudo isso é estimado. Para saber com mais exatidão o resultado do seu negócio, é preciso fazer uma projeção economico-financeira, com dados da sua cidade. Com base nas vendas estimadas de forma conservadora, ou seja, para baixo, você deve deduzir impostos com alíquotas locais, custo dos produtos incluindo fretes, armazenagem e embalagens, despesas de pessoal e administrativas, para saber sua margem de lucro. Chamamos isso de DRE projetado. Depois precisa projetar também o seu fluxo de caixa, incluindo o investimento inicial, para saber quanto vai desembolsar realmente, e considerando os prazos de pagamento e recebimento, quanto seu negocio vai realmente gerar de dinheiro mensalmente, e com isso, em quanto tempo vai amortizar seu investimento. 

Franquia pode ser um bom negócio, desde que você entenda que deve ser encarada exatamente como todos os negócios. Com muito trabalho e planejamento. Somente chuva cai do céu. As vezes, alguns meteoritos. 

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