TRABALHAR JÁ FOI BEM PIOR




As empresas simplesmente compram horas de trabalho. Não são donas das pessoas que trabalham nelas. Nestas horas, elas esperam uma certa conduta, uma certa realização de tarefas e ponto. Em troca deste tempo comprado, pagam uma remuneração.  Essa é a transação básica do trabalho no universo empresarial hoje em dia. As empresas são unidades sociais que tem como objetivo agregar valor para a sociedade a qual pertencem e o trabalho humano é um dos insumos que ela precisa para realizar a sua função.

Se você acha que isso é ruim é porque não conhece como era antes de chegarmos neste estágio. Ele já passou por muitas modalidades diferentes bem mais difíceis para quem trabalha. Por muito tempo, o que vigorava era a escravidão. Ou seja, o trabalhador era um bem distituído de qualquer direito e trabalhava a vida inteira simplesmente para manter-se vivo. Depois podemos lembrar de uma outra etapa, não menos incômoda chamada de servidão. Nela quem trabalhava recebia as recompensas como uma espécie de benevolência do seu senhor e dele dependia exclusivamente. Para com ele, o trabalhador tinha uma espécie de dívida moral eterna. 

Hoje existem leis que regulamentam o trabalho e ele possui um valor monetário traduzido em sua remuneração, entre outros artifícios. Numa situação extrema, o trabalhador pode até trocar de empresa e isso é bem melhor do que ser escravo ou ser servo. Pode ainda trocar de profissão o que seria algo impensável tempos atrás. Muitas pessoas reclamam e criticam o trabalho, mas elas não contam tudo talvez até porque não saibam. Logicamente as coisas precisam melhorar sempre. Eu concordo. No entanto, é preciso considerar o fato de que trabalhar já foi bem pior, pode acreditar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?