O VALOR DO INTANGÍVEL





Ativos são bens, dinheiro e direitos de uma empresa, certo ?  A identidade, imagem e reputação de uma empresa estão representadas pela sua marca, e sendo algo intangível e abstrato, isso não tem preço, certo ?  Errado. Em 2011, a marca da Coca-Cola valia US$ 71,861 sendo considerada a mais valiosa do mundo, seguida pela IBM, Microsoft, Google, GE, McDonald´s, Intel, Apple, Disney e Hewlett-Packard.

Como se faz uma marca valer tanto ? Com investimentos contínuos e bem direcionados em mídia, com qualidade e distribuição dos produtos e serviços,  com saúde financeira, inovação, geração de valor para o mercado, e principalmente, perenidade. Fazendo com que os clientes e consumidores desejem valorizem o que ela produz. Uma marca é um ativo como qualquer outro, só que seu valor para ser formado engloba variáveis mais complexas.

As marcas agregam em si os sentimentos humanos relacionados com as vivencias que eles tiveram ao consumir. Isso é muito forte. Também refletem o valor das ações negociadas em bolsa e o balanço patrimonial das instituições que representam.  Não se pode negligenciar a importância delas, somente porque habitam no mundo subjetivo. Quando isso acontece, quase sempre o prejuízo é imenso e irreversível. Além de ser bem real. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?