A PERDA DO TEMPO QUE VOCÊ NÃO TEM




Quando se tem muita coisa para fazer no trabalho, o tempo é algo muito valioso e pode se  tornar curto, rápido e traiçoeiro, escapando das suas mãos. O sinal que isso está acontecendo é chegar ao final do dia e não ter feito tudo que era para fazer, acumulando pendências para os próximos dias, numa bola de neve que termina quase sempre em problema. Além de falta de planejamento, um dos maiores desafios é lidar com consumidores oportunistas, em  ocorrências inesperadas e frequentes que ocorrem ao longo do expediente, que somadas acabam por comprometer 40% a 70% do seu tempo útil. As vezes até mais.

Tudo começa com alguém entrando pela porta da sua sala pedindo simpáticamente um minutinho. Você está concentrado em outra coisa e tem de parar. Da forma que se apresentam, seria uma grosseria recusar. Ora, um minutinho é um minutinho. Estas pessoas imaginam que por você estar sozinho, não está fazendo nada, esperando exatamente que ela entre. Acontece que nunca dura somente um minuto. Pode acreditar. Depois o assunto que eles trazem quase sempre não dura um minuto para resolver. E se não precisa resolver você não precisava ouvir. O resultado prático é que você foi atrapalhado por essa pessoa sorridente.

Outro fato muito comum ocorre com o pessoal do comercial das outras empresas. Eles aparecem sem agendar previamente a visita, valendo-se do relacionamento ou da necessidade de compra que você tem. Esperam que você os receba, e muitas vezes ficam aborrecidos e reclamam se não conseguirem este intuito. Normalmente, os assuntos poderiam ser tratados por e-mail ou por telefone, e eles é que foram inadequados quando não agendaram antes a visita.

Aliás, o telefone é outro grande protagonista. Hoje em dia, as pessoas ligam para as outras a qualquer hora de qualquer lugar, sem nunca pensar no horário daquele que está recebendo a ligação. Desta forma, você está numa reunião, no meio de um cálculo, atendendo outra pessoa com um assunto complicado, e se atender tem de deixar tudo isso esperando correndo o risco de perder o “fio da meada”. Quem usa o telefone desta maneira, está encontrando uma maneira de entrar na sua agenda sem ser convidado. Estes são exemplos de pessoas que não agendam antes. Mas existem outros.

Pessoas que não cumprem compromissos são também consumidores indevidos do seu tempo. Isso porque quando você agenda um evento ou o cumprimento de uma tarefa, você se programa que aquilo ocorra naquele tempo. Outras coisas são programadas em função disto. No momento em que o compromisso não é cumprido, você tem de gastar um tempo com ações corretivas, atrapalhando todo processo. Quanto mais isso se repete, mais tempo perdido para consertar o fluxo.

Pessoas que não são objetivas, são outro exemplo. Para chegar no objetivo, dão voltas e voltas, explicam o que você não pede, contam o que não importa, e acabam gastando muito mais tempo do que precisariam. Existem também aqueles que anunciam o próprio assunto como urgência, porém o que desejam é entrar de qualquer maneira na sua rotina com o assunto que poderia ser tratado outra hora.

Na verdade, estes consumidores indesejados são pessoas desorganizadas, que não se planejam, despreparadas para a vida profissional, que não pensam no outro e somente enxergam as próprias necessidades. A hora deles é que importa, não a sua. Conviver com isso é um exercício de paciência, educação e persistência. E quando quer consertar, quase sempre você sai de chato, quando o que deseja é produtividade. 

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