CHANGE HOTEL - AQUI MUDAMOS TUDO A TODA HORA


 
Um coisa é vender um produto que o cliente vai consumir em casa. Outra coisa é vender um produto imaterial que o cliente vai consumir dentro do local onde ele é produzido. Esta é uma das diferenças entre indústrias e prestadoras de serviço. A diferença entre uma fábrica de chocolate e um hotel, por exemplo. Mas existe um hotel que é diferente de todos os outros. Não há nada que se compare a ele. Porque ele se chama Change Hotel e o seu slogan  é “Aqui nós mudamos tudo a toda hora”. 

-  Que loucura, meu ! Esse hotel deve ser bem interessante, né não ? Perguntou o Lúcio ao seu chapa, enquanto caminhavam para o ponto do ônibus de manhã cedo, indo para o trabalho. 

- Eu trabalhei lá, cara ! Respondeu Arnaldo .

- É muita doidera ? Perguntou Lúcio.

- Muita doideira mesmo ! As coisas lá são assim: A gente começa a fazer uma coisa e logo vem outra para fazer. Urgente ! Você larga o que tava fazendo e começa a fazer a outra. Depois percebe que outra pessoa estava fazendo a mesma coisa que você ! E tem mais ! Quando você acha que acabou, aparece mais um pedaço para fazer ou então muda tudo. Você fica louco !  

- kkkkkkk ! Gargalhou Lúcio. Não sei como você agüentou ! Porque isso acontece ?

- Sei não, cara. Só sei que a gente nunca conseguia fazer nada direito, não conseguia fazer nada bem feito, nem conseguia concluir nada. Quando a gente estava aprendendo, começando a melhorar, criando gosto pelo trabalho, mudava tudo e começava do zero ! 

- E como um troço assim pode funcionar ? Perguntou Lúcio. 

- Funciona na correria, cara ! É como se você tivesse o tempo topo apagando fogueira. E se não apagar, a casa cai. É estressante pra caramba ! Chegava no fim do dia e você estava quebrado, como se tivesse entrado numa briga. E o que é pior, parecia que não tinha feito nada !

O Change Hotel, onde se muda tudo a toda hora, existe de verdade. Ele está instalado nas empresas que não possuem um rumo de longo prazo, políticas bem definidas e estabilidade no seu funcionamento. Ele existe onde não reside a paciência e a compreensão da natureza do trabalho humano. O excesso de mudanças gera a incerteza, e com ela vem a insegurança. Os mecanismos de defesa se elevam. A curva de aprendizado está sempre em baixa, e todos funcionam sempre abaixo do nível ótimo de qualidade e produtividade. Ele trocará muitas pessoas, até compreender que o que precisa mudar é o sistema. Isso acontece porque as pessoas são as partes visíveis do processo, mas não são tudo. 

Se você trabalha, gerencia ou possui um Change Hotel, está na hora de modificar como ele funciona. Ou faz isso, ou o mercado fará a sua parte. Quando uma organização não funciona bem, o mercado trata de providenciar a sua substituição por outra melhor. A vida é assim. Com você e com as empresas. Por isso, mude esse slogan para que Lúcio e Arnaldo mudem a conversa deles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?