CONTROLE COMEÇA COM B


A palavra controle não tem nenhum B, mas Nguyen Tung ensina que precisamos de 6 deles para começar. Tung é Doutor em Administração de Empresas pela USP, foi durante 16 anos Analista e Controller de grandes empresas multinacionais no Brasil, como por exemplo a Wolkswagen, e tem mais de 4 livros publicados. Seus cursos de finanças e controladoria já foram assistidos por 7.900 executivos de mais de 4.000 empresas. Então, certamente devemos prestar atenção no que ele ensina.
Simples como um verdadeiro mestre, ele diz que os fundamentos do controle são boa organização (1), traduzida num organograma otimizado e que funcione, onde a definição de funções e responsabilidades seja realidade; bom registro (2) traduzido numa contabilidade eficiente e consistente, bom planejamento (3) e uma boa análise (4), bons relatórios (5) pois eles contêm os resultados e principalmente, bom apoio (6), ou seja, quem manda tem de estar envolvido.  
Isso porque controlar desagrada muita gente, produz adversários e será preciso desobstruir as barreiras para avançar. Controlar na verdade revela aspectos que estão submersos e nem todo mundo gosta disso. Em algum momento haverá resistências e boicotes. Se quem decide não estiver envolvido, todo processo fica prejudicado. Os 6 B´s que antecedem o controle, são na verdade princípios importantes para implantarmos e sermos bem sucedidos nisso, além de serem produto da sabedoria oriental de Tung, adquirida ao longo de uma vida inteira de experiência. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?