UMA FACE PARA O EVA
O EVA® ( economic value added) é um indicador de gestão econômica das empresas criado e registrado pela empresa americana Stern Stewart Co. no início dos anos 90. Ele baseia-se na noção de que o lucro líquido contábil, não representa adequadamente a geração de valor e riqueza. Considerando as despesas financeiras mas desconsiderando o custo do capital, é como se o lucro contábil exagerasse a realidade no aspecto econômico.
Esta noção não é totalmente exclusiva ou nova, pois existem várias abordagens e siglas que chegam a mesma conclusão, mas o EVA® popularizou-se no mundo dos negócios e firmou-se como a referência nesse assunto. Ele é calculado pela dedução do conhecido NOPAT (lucro operacional liquido depois de impostos) menos o custo de todo capital empregado aferido pelo custo de oportunidade. Ou seja, o quanto o investidor ganharia se investisse em outra aplicação. O capital considerado seria o patrimônio liquido mais o passivo de longo prazo.
Ao considerar o custo do capital, o EVA® torna mais apurada a avaliação da lucratividade das empresas, inclusive guardando uma relação mais próxima com o valor das ações em bolsa. Na verdade, quando utilizado ele motiva decisões que maximizam o retorno dos acionistas. Pelos seus atributos, o EVA® é uma medida atraente e charmosa que se tivesse uma face, bem que poderia ser a de Eva Mendes.
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