CONTROLES PRECISAM DE ORGANIZAÇÃO E PERENIDADE


 Para existir um controle eficaz é preciso primeiro ter organização, pois o controle não se estabelece em locais onde as coisas não estão nos seus devidos lugares. O controle requer uma plataforma sobre a qual ele incide. Ela precisa ser perene e estruturada, para que se possa aplicá-lo. Do contrário, ele não resultará dados consistentes.

Imagine um estoque cujos itens estão todos desarrumados, amontoados pelos cantos onde nem se conhece o paradeiro. Como realizar um bom controle de entradas e saídas de materiais, ou mesmo um inventário confiável ? Ou imagine um escritório onde as mesas estão superlotadas de papéis amontoados sem qualquer ordem. Além de impactar negativamente na produtividade das pessoas, como saber o que elas fazem e como estão fazendo ? Ou seja, primeiro você organiza, coloca cada coisa no seu devido lugar, depois você implanta o controle.

Além da organização, os controles precisam que os fluxos e procedimentos se mantenham ao longo do tempo, para que possamos comparar dados e estabelecer padrões. Não sendo assim, fica difícil controlar algo que muda continuamente. A mudança é positiva e necessária para que as empresas melhorem, mas quando é excessiva causa perda de referenciais, controles e produtividade, porque as pessoas precisam de tempo para se acostumarem e subirem sua curva de aprendizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?