TRÊS ASPECTOS DA GESTÃO FINANCEIRA


O gerenciamento financeiro das empresas é um desafio fascinante. Gerir o capital de giro para mantê-lo no nível adequado, envolvendo caixa, bancos, aplicações de curto prazo, contas a receber, estoques e contas a pagar, além de prazos médios de recebimento, pagamentos e estocagem, por exemplo, é uma atividade prioritária e bastante dinâmica. Ter a noção exata de onde e em que montante deve ser investido o capital circulante de uma empresa é algo muito importante e apreciado. Nesse escopo se gera liquidez.

Mas não é só isso. Numa outra vertente, encontram-se decisões sobre investimentos, financiamentos, análises de viabilidade, de custo de capital, de balanços, indicadores e relatórios, de formação de valor, de break even point, de custos, de risco, e também a gestão do orçamento empresarial (budget), para os quais a matemática financeira e outros cálculos são fundamento. Aqui se busca rentabilidade nas operações. 

Com a finalidade de ter segurança tanto no fluxo de capital como no fluxo de dados que alimentam os demonstrativos, por fim, a área financeira deve aprimorar os controles internos, promover auditorias e verificações, tratar para que exista comprovação documental em tudo, num esforço para a consistência das informações e a minimização de fraudes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?