COMPLIANCE É UM BOM NEGÓCIO


Tudo que um executivo ético deseja é que seu pessoal atue segundo as regras, as normas, as instruções que recebem, ou mesmo os comandos e os pedidos. Para uma empresa, esta prática seria sinônimo de cumprimento de leis, regulamentações, políticas e contratos.  Para isso, tanto numa equipe como numa empresa, seria necessário evitar, identificar e tratar qualquer desvio ou inconformidade.

Esse é exatamente o conceito e a função organizacional de Compliance, originada nas instituições financeiras mas que hoje integra uma das vertentes da boa governança corporativa em empresas e instituições sem finalidade lucrativa. Muito interessante e sobre tudo necessário. Com uma missão diferente do setor jurídico e da auditoria interna, esta função atua tanto internamente como externamente, com base em controles internos eficazes e padrão ético. 

Uma empresa com Compliance ganha segurança, transparência e credibilidade. Perdem espaço o risco operacional e as fraudes. E isso se reflete no seu funcionamento diário e no mercado de forma positiva. Os stakeholders agradecem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?