EU TENHO UM SONHO

A marcha para Washington chegava ao Lincoln Memorial em 28 de Agosto de 1963. Mais de duzentas mil pessoas ouviram as emocionantes palavras de Martin Luther King que transcorreram o tempo e ecoam até hoje em nossas consciências: “Eu tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios”... “Eu tenho um sonho que um dia minhas quatro crianças viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter." King despontava como uma das mais inspiradoras lideranças na luta pelos direitos civis porém cinco anos depois foi separado para sempre de seus filhos por um tiro  em Memphis no Estado do Tenessee. Na verdade, a ganância, o medo, a inveja e a mediocridade puxaram o gatilho.

Passaram-se quarenta anos desta barbárie e um havaiano tornou-se o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, eleito pela nação que tempos atrás não enxergou com clareza que todos nós somos iguais, que nascemos para a felicidade, para a solidariedade e sobre tudo para viver a experiência da tolerância e do amor. Logicamente, Obama também tem um sonho e podemos perceber isso quando ele disse no seu discurso de vitória: "Se pessoas ainda têm dúvidas de que a América é o lugar onde as coisas são possíveis, que ainda acreditam que os sonhos dos nossos fundadores ainda estão vivos, se ainda questionam o poder da nossa democracia, esta noite é a sua resposta!”. Quando perseguimos o que sonhamos, um dia torna-se realidade, mesmo que não estejamos presentes para ver. Luther King preparou o caminho de Obama com a sua fé, suas palavras e o seu ideal. Talvez o 44º presidente americano fosse outro se King não tivesse existido. Calar quem o representa não é suficiente para acabar com um ideal. Muitas vezes isso o fortalce ainda mais.

Assim como King, Obama e você, eu também tenho um sonho. Os sonhos acabam por definir as nossas vidas mais cedo ou mais tarde. Os sonhos definem quem somos. Os sonhos espalham-se pelas pessoas e iluminam como luzes na escuridão. Eu tenho um sonho de constituir uma família e estruturar organizações justas, eficientes e prósperas, onde as pessoas possam desenvolver-se e sentirem-se melhores.  E mesmo que ele encontre as dificuldades da vida, estarei tentando e recomeçando sempre.

Tibério Rocha Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?