LIXEIROS SERIAM UM BOM COMEÇO

Os artistas bem que tentaram preservá-la em suas pinturas, músicas e palavras. Carlos Moura muito cantou o azul piscina de seu mar. Realmente, a praia da Pajuçara é um dos locais mais bonitos que Maceió possui. Uma enseada belíssima, o por do sol que deixa um caminho dourado pelas ondas, águas tranqüilas que formam recantos de banho e lixo. Muito lixo.

Antes somente admirador da paisagem, passei a freqüentar a Pajuçara por causa do windsurf e assim vê-la com outros olhos. É verdade que já vi cardumes de pequenos peixes a passear, mas até uns 15 metros da margem, pode-se ver copos e sacos plásticos, latas de bebida e garrafas em meio ao sargaço que tenta inutilmente escondê-los. Na areia o festival não é diferente, denunciando a falta de educação civil de pessoas que desejam desfrutar dos benefícios mas não se comprometem com o cuidado e a sustentabilidade daquilo que usuam.


O lixo é um sub-produto da nossa sociedade e como poeira debaixo do tapete, não pode ser ignorado. Na verdade, o lixo reflete o que somos, e se não o tratamos adequadamente, somos o próprio lixo. As ligações clandestinas de esgoto e o saneamento sem dúvida são iniciativas indispensáveis. Caras e complexas trazem resultados de médio e longo prazos. O aterro sanitário também. Tomara que as promessas tornem-se logo realidade. Uma coleta eficiente logicamente não pode faltar seja ela própria ou terceirizada. A seletividade e a reciclagem atualmente são processos que podem inclusive gerar renda, e por isso devem ser vistos como formas de inclusão social e não como um luxo que não temos direito. Campanhas freqüentes de conscientização da população na mídia e no corpo a corpo, são um reforço útil. Educação requer perseverança.


Porém, é preciso facilitar as boas iniciativas e a vontade daqueles que desejam caminhar um pouco até o local adequado para depositar o seu lixo, em vez de agir como um ignorante e jogá-lo para trás. Instalar lixeiros a cada 50 metros na praia é uma medida simples e barata que já encontra exemplos em outras praias do Brasil com bons resultados. Pode até ser paga pela propaganda fixada nas laterais dos recipientes. Mais do que simples, é uma medida necessária. Como cidadão, quero o trabalho da prefeitura na minha cidade, e trabalho não só em grandes obras mas em questões fundamentais que só não são feitas se não houver vontade política de fazer. Neste assunto, lixeiros seriam um bom começo.

Tibério Rocha Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?