PERSONAL BRANDING

No último dia 20, estive no lançamento do banco de talentos da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) em São Paulo. Lá, tive a oportunidade de assistir a palestra muito interessante de Arthur Bender sobre Personal Branding. A apresentação de Arthur dispensa maiores comentários. Ele é um cara pequeno em tamanho e enorme em existência
  
Publicitário, especialista em estratégia de marcas. graduado em letras francês/português, pós-graduado em literatura brasileira e em marketing pela FGV-RS. Presidente da KEYJJUMP – Inteligência, Estratégia e Branding (empresa especializada em planejamento estratégico de marcas corporativas e pessoais); diretor geral e de planejamento da SELLING – OUTLIER THINKING (empresa de negócios e comunicação) vice-presidente de planejamento da ADVB-RS, vice-presidente da ARP – Associação Riograndense de Propaganda. Planejador voluntário da ONG PARCEIROS VOLUNTÁRIOS. 20 anos de experiência no planejamento estratégico de grandes marcas nacionais e internacionais. Premiado por 3 anos consecutivos como profissional de planejamento do ano no RS. Autor do livro: PERSONAL BRANDING – CONSTRUINDO A SUA MARCA PESSOAL (segunda edição) – livro brasileiro mais vendido em 2009 no segmento marketing e administração. Primeiro brasileiro a figurar entre os TOP 3 dos mais vendidos no Brasil em 2009.


A qualidade dos slides e da oratória foi excelente. Arthur discorre com maestria sobre a "sociedade do descarte" e o pouco tempo que temos para decidir. Ensina que somos como produtos em um mercado muito concorrido, apesar de sermos seres humanos. Demonstra como mesmo sem querer acabamos identificados pelos outros com expressões e/ou fatos que nos resumem, nem sempre de forma agradável. Sobretudo, Arthur sugere que nós devemos assumir o comando da construção da nossa marca pessoal, pois ela é construída independente da nossa vontade. Importante ressaltar que esse processo não se dá somente no aspecto externo ou superficial, mas começa indispensávelmente com auto-conhecimento.

Perguntei a Arthur como condensar em um adjetivo a complexidade dos perfis pessoais e profissionais. Mais uma vez de forma inteligente, ele respondeu que podemos agregar mais de um termo ou aspecto à nossa pessoa, mas sempre devemos buscar singularidade. Aquilo que nos diferencia dos demais e que vai efetivamente fazer a nossa marca.

Se não bastasse, ele ainda fornece dicas práticas para essa caminhada como a "estratégia 222" (o impacto dos nossos atos em duas semanas, dois meses, dois anos, etc) e o incentivo a lermos pelo menos 20 páginas por dia, o que nos dará background suficiente para conversarmos sobre determinado assunto com fundamento. Ou seja, sairmos daquelas conversas superficiais que não levam a nada. Na verdade, Arthur propõe que não sejamos medíocres.

Que tal começar pelo livro dele ?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?