BOA LIÇÃO DE VENDAS COM UMA PROPAGANDA

Se quisermos, podemos aprender com praticamente tudo. Até com uma propaganda. Tem uma que está passando numa rádio que escuto com frequência, que é um bom exemplo disto. Ela traz um grande ensinamento de vendas em poucos segundos. Vale a pena aprender com ela, que transcorre mais ou menos assim.
 
Uma pessoa liga para o estabelecimento perguntando se é da Farmácia. A atendente responde que não. É da pizzaria. Aqui vale a primeira reflexão. Ora, os enganos acontecem. Qualquer um pode ligar equivocadamente para um local diferente do que deseja. Quem liga para uma Farmácia, está a procura de um remédio, podemos supor. Então, como se trata de um erro esta estória poderia acabar por aqui, com um desculpe, foi engano e um por nada como resposta.
 
Mas quando a pessoa lamenta que tenha errado de número, a atendente diz que vendem pizzas deliciosas e quentinhas, feitas com ingredientes selecionados que chegam rapidamente na casa do cliente. Isso mesmo, em vez de olhar para quem ligou como uma pessoa equivocada, ela o percebeu como um cliente. E ela está certa. Mais que perceber, foi à luta. Falou sobre o produto que vende, mostrando os seus benefícios e atributos. Com isso, procurou despertar no cliente uma necessidade que ele mesmo não havia percebido. Ponto para a atendente.
 
Na estória da propaganda, após ouvir aquilo que foi dito de maneira simpática e educada, a pessoa pensa melhor e resolve pedir a pizza. Bingo ! Uma situação que não seria uma venda, terminou transformando-se em uma. Mesmo que isso não tivesse acontecido, já estaria valendo a atitude da atendente. Nós nunca vamos saber ao certo se o cliente resolveu compras a pizza porque gostou da abordagem, porque ao se deparar com um boa profissional resolveu recompensá-la, porque estava com fome por coincidência, porque ficou com fome ou desejo de comer depois que ouviu a descrição do produto, ou porque é alguém sem opinião própria que compra tudo que lhe oferecem. Isso na verdade não importa.
 
O que importa é que a venda foi feita e uma situação que tinha tudo para ser uma perda de tempo tornou-se um sucesso. Tudo isso pela habilidade de uma atendente talentosa. O seu negócio não depende de você. Ele depende de quem você menos imagina. Quanto mais cedo e rápido você entender isso, mais chance terá de tomar as providências certas.
 
 

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