5 COISAS IMPORTANTES SOBRE O PONTO DE EQUILÍBRIO DO SEU NEGÓCIO

Vamos tratar aqui de 5 coisas importantes sobre o ponto de equilíbrio de um negócio. Recentemente já vimos como calcular, porém é útil também saber que é possível usar este cálculo de várias maneiras, podendo obter algumas respostas fundamentais para o cotidiano da gestão. 

1. O ponto de equilíbrio é importante mas se você ficar nele não vai a lugar nenhum. Isso porque ele traduz o volume de receitas onde o lucro é zero. Você não está no prejuízo mas também não está no resultado positivo. E sem resultado positivo você não cresce nem amortiza o capital que investiu. Então o objetivo é ficar acima do ponto de equilíbrio. Sempre. 

2. O cálculo das vendas necessárias para ficar acima do ponto de equilíbrio e ter um determinado lucro pode ser feito de maneira fácil. Basta somar o lucro mensal desejado às despesas fixas mensais, e dividir pela margem de contribuição. Este é o pulo do gato em termos de ponto de equilíbrio. 

Ex:
Lucro mensal desejado = 7.000,00
Despesas fixas mensais = 14.000,00
Margem de contribuição = 35%
Ponto de equilíbrio financeiro = (14.000+7.000) / 0,35 = 60.000,00

Por esse procedimento, você pode também calcular quanto de vendas precisa para amortizar um empréstimo, para amortizar o capital que investiu no negócio ou formar o capital de giro.

3. Outra coisa que você pode descobrir é o montante de despesas fixas, para ter este lucro desejado se o volume de vendas for menor. 

Ex: 
Vendas = 55.000,00
Margem de contribuição = 35%
Lucro desejado = 7.000,00
Despesas fixas (55.000 * 0,35) - 7.000 = 12.250

4. Ou até saber qual a margem de contribuição, se as despesas não puderem descer. 

Ex: 
Despesas = 14.000
Lucro desejado = 7.000
Vendas = 55.000
Margem de contribuição = (14.000 + 7.000) / 55.000 = 0,38 = 38%

5. O modelo do ponto de equilíbrio é muito útil para gerir um negócio. Com podemos identificar rapidamente o que deve ser feito para melhorar o desempenho, desde que compreendamos os gastos da seguinte forma: 

a)  Variáveis = variam diretamente com o volume de vendas. 
b) Fixos = existem se você vender ou não. Olho neles. 

E também passemos a entender que a diferença entre venda e custo (gasto variável) não é lucro, mas sim margem de contribuição. Ela amortiza seus gastos fixos e só depois estaremos fazendo lucro.

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