4 DIRETRIZES PARA SEU ORÇAMENTO SER EFETIVO

O orçamento empresarial é uma ferramenta poderosa para gerenciar um empreendimento. Na verdade, toda empresa deveria ter um e seria assim se não complicassem tanto. Se ele permanecer somente assunto de livros acadêmicos trará poucos benefícios para quem realmente precisa. Precisamos disseminá-lo e para isso é preciso simplificar. Dentro deste propósito, seguem algumas diretrizes que ajudarão ao seu orçamento ser mais efetivo: 

1. A política orçamentária nada mais é do que a junção de números com rotinas. Só funciona com os dois. Os números devem ser consistentes e disponibilizados em tempo hábil. As rotinas são procedimentos que devem ser cumpridos pela equipe. Não adianta ter um orçamento no sistema sem vivenciar as rotinas. Não adianta ter rotinas sem ter bons números em torno dos quais as pessoas se reunam. A política orçamentária faz com que o foco passe a ser o resultado financeiro. Ela objetiva o funcionamento da empresa. Vai direto a ponto central.

2. O mecanismo básico é uma espécie de PDCA. Você planeja o resultado. Usa previsões ou projeções com base nos números anteriores e nas estratégias de recuperação, sustentabilidade ou crescimento adotadas. E faz estimativas quando não possui condições de prever ou não é producente projetar. Depois você parte para fazer, ou seja, realizar aqueles números planejados. Você analisa e controla os resultados comparando com o que foi planejado e identificando as oportunidades de melhoria. E implementa ações corretivas para ajustar e corrigir o andamento. Este é o cerne do ciclo orçamentário. 

3. Orçamento no sistema, na planilha ou no papel, guardado ou com uma só pessoa está fadado ao fracasso. Você só vai ficar coletando desculpas e justificativas. E colecionando desgastes. O índice de centralização define o índice de sucesso do orçamento. Quanto mais o resto da organização estiver envolvido no processo, melhor. Ele precisa ser tema de reuniões, ser discutido e comentado. Precisa ser considerado pelos gestores e colaboradores no dia a dia da empresa. O melhor é o orçamento descentralizado. Não 

4. Orçamento sem responsabilidade não funciona. Cada conta deve ter uma pessoa que responde por ela. Isto define orçamentos das áreas ou setores. E esta pessoa responde pelo resultado. Outra coisa. A responsabilidade implica em consequência. O jogo é para valer. Ele passa a ser referência na avaliação de desempenho. Se as metas orçamentárias forem reiteradamente descumpridas, terá pouco valor você ter um orçamento. Só vai trazer mais trabalho. E o pior trabalho que é aquele sem resultados. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?