SAIBA SE A EMPRESA TEM CAPACIDADE DE PAGAMENTO DE SUAS DÍVIDAS

Não existe somente uma maneira de saber se uma empresa tem condições de pagar as dívidas que tem. Mas neste post vamos abordar uma maneira simples de aferir esta capacidade. Vi recentemente uma matéria especializada relacionada a isto, fiz umas adaptações e vou incorporar nos indicadores que uso na consultoria. Seja bem-vindo ao ICD, Índice de cobertura de dívidas. 

1. Deduza das receitas operacionais, os custos e a despesas operacionais. Entenda por operacionais aqueles que são relacionados ao negócio, inclusive impostos. Exclua investimentos, amortização e juros de dívidas sejam bancárias ou comerciais, parcelamentos fiscais e retirada de sócios se forem retiradas de lucros. Os prolabores entram como salários. Também exclua depreciação se estiver entrando na conta e tudo mais que for não operacional. Vamos chamar este resultado de lucro operacional depurado (LOD). 

2. Depois some as amortizações e juros da dívidas, sejam fiscais, trabalhistas, comerciais, bancárias ou para com terceiros. Vamos chamar isso de dívida mensal consolidada (DMC). 

3. Pronto. Agora divida o LOD pela DMC ( lod / dmc ) e verifique o resultado. Quanto maior melhor Se for maior que 1, significa que a empresa gerou recursos para cobrir a dívida naquele período analisado. Se for igual a 0, a empresa gerou estas condições de forma insuficiente. Se for menor que 1, a empresa não gerou recursos suficientes para cobrir suas dívidas, e pode estar em apuros. Este seria o ICD. 

4. Nunca considere somente um mês. O ideal é um período acima de três meses. Também lembre-se que tudo isso deve ser feito pelo regime de competência. Isto é, considerando os fatos geradores pela sua data de origem e não pela data de pagamento. Estas são iguais somente quando a operação for à vista. 

5. Use o ICD para saber se a empresa tem capacidade de pagamento de suas dívidas, gerando recursos com as suas próprias operações. Ele pode ser usado também para avaliar empresas que serão adquiridas ou comparar o desempenho entre empresas. Faça também um acompanhamento do ICD, fazendo uma série histórica, para saber se a empresa está melhorando ou piorando neste aspecto. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?