APRENDA A RESOLVER PROBLEMAS




Os problemas nos perseguem por toda a vida. Eles simplesmente não nos deixam em paz. E quando eles são grandes e complexos então, costumamos imaginá-los uns gigantes intransponíveis. Muitos desistem.

Aprendemos a perceber os problemas mas muitas vezes não aprendemos a resolvê-los. Vou partilhar com vocês o que eu faço e quase sempre dá certo. 

1. Tenha em mente que todo problema tem solução. É preciso perseverar. A atitude diante do problema é parte da sua resolução. Concentre-se, determine-se e faça. São três passos imprescindíveis para chegar lá. 

2. Tudo é feito de partes menores. Se você não está conseguindo resolver um problema, simplifique, divida em fatias. Isso mesmo, fatie o problema grande em problemas menores. Resolva cada problema menor e com isso resolva aquilo que parecia insolúvel. 

3. Mude a perspectiva. Muitas vezes a solução que não se encontra depende apenas de uma mudança de visão. Não existe somente um caminho que leva para Roma. Veja o problema de outro ponto de vista, por outros ângulos e outras formas. 

4. Defina bem o problema a ser resolvido. Se ele muda toda hora, as soluções ficarão mais distantes. Quanto melhor o problema estiver definido, mais possibilidade você terá de encontrar a solução. 

5. Adie a resolução para o dia seguinte. Depois de uma boa noite de sono, as coisas podem ficar mais claras. Mas cuidado para não empurrar para o tempo a responsabilidade de resolver o problema. Ela é sua. Ficar adiando as coisas não vai resolvê-las e as vezes até piora. 

6. Admita que soluções intermediárias podem ser o caminho para a solução definitiva. O bom não pode ser inimigo do ótimo. Mas aqui também você deve ter o cuidado de não ficar sempre se desculpando e nunca buscar um patamar mais elevado. O bom é a estrada para o ótimo. Então, percorra-a. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?