ÉTICA E SUCESSO




A conduta ética na vida corporativa não aparece no currículo, mas é um pilar fundamental de uma carreira nas organizações e na vida em sociedade. Vivemos numa época em que essa verdade fica submergida em meio a tantos outros assuntos, até bem porque trata-se de algo intangível e buscamos o tempo inteiro exatamente o oposto. Parece ser uma necessidade humana bastante salutar, porém nos deixa em dificuldades quando tratamos com questões tão abstratas. Mesmo assim, a ética é essencial pois constroi relações de confiança e positivas, tão necessárias hoje em dia.

O ambiente das empresas, sofre as consequências do que ocorre em outras esferas da humanidade. As pessoas levam para seu ambiente de trabalho, os valores e comportamentos que aprenderam ser corretos, ou mesmo não sendo, que lhes trouxeram algum benefício. Este é o problema de compensar o erro. Ele se estabelece.

Em recente pesquisa com 330 altos executivos das maiores empresas do Brasil, isso ficou bem evidente já que 74% admitiram que o discurso da empresa é bem diferente da prática, e 60% disseram que nunca informam aos seus subordinados a verdade sobre o seu desempenho, 26% reconheceram que dão privilégios aos amigos e 12% disseram que chamar alguém de amigo não significa nada. Por ironia, imagino que mentiram nesta resposta também porque talvez os percentuais destas duas últimas questões sejam bem maiores.

Porém, por outro lado, uma ética assertiva na qual a verdade encontra lugar de destaque, parece incomodar as pessoas, que preferem viver com uma mentira conveniente do que enfrentar uma incômoda veracidade. Aqueles que tentam trilhar esse caminho, muitas vezes se deparam com a antipatia e a recriminação. Parece que boa parte dos seres humanos gostam de viver na mentira, talvez porque não sabem lidar com a verdade.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?