ANTES DOS NÚMEROS



Os números de uma empresa são importantes. Isso nós já sabemos. Eles precisam ser consistentes, confiáveis e exatos. Isso também. E com eles, podemos apurar uma série de indicadores, podemos efetuar um conjunto de análises que podem ajudar a corrigir problemas e colocar a empresa na rota certa. Isso estamos sempre aprendendo.

Todavia, somente números não são suficientes para uma análise financeira bem feita. É preciso fazer também o que o IESE ensina com o nome de Análise do Negócio, através da resposta para perguntas como: O que a empresa vende, como se comportam as vendas, quem são os seus clientes, como é a sua gestão, e principalmente, porque os clientes compram dela e não compram de outro. A resposta para esta última indagação, esclarece na verdade a vantagem competitiva do negócio, e é fundamental para uma boa análise dos números. Antes de se debruçar nos demonstrativos, é recomendável conhecer o negócio que vai ser analisado.

Além disso, os professores do IESE também recomendam simplificar os números e contas do balanço, afim de objetivar a analise e possibilitar que as observações sejam feitas com maior rapidez e facilidade. Uma recomendação bastante útil diante da selva de contas e balancos existentes mo mercado. É preciso simplificá-lo aos números grandes, ou como eles dizem, "números gordos".

Eles ensinam sobretudo, a estratégia de que é preciso enxergar a floresta e não somente as suas árvores. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?