OLHOS DE GESTOR FINANCEIRO



Tudo bem. A empresa aumentou o faturamento e cresceu nos últimos anos. A Contabilidade informa que o lucro até aumentou. Mas será que o negócio está mesmo gerando riqueza ? Sim, porque de nada adianta ter boas vendas e bom lucro se isso não significar geração de valor. Na verdade hoje em dia, gerir financeiramente uma empresa focando somente nas vendas e no lucro é como olhar um céu estrelado por um funil. Você não conseguirá ver todo firmamento. Portanto, está na hora de olhar a empresa com outros olhos. Olhos de gestor financeiro. 

As vendas são importantes porque trazem capital para a empresa e delas nasce o lucro que é uma margem que indica eficiência econômica das operações. Ponto. A geração de valor se dá quando o retorno sobre os ativos é maior que o custo médio ponderado de capital. Em outras palavras, uma empresa gera valor quando a relação entre o lucro e o total de ativos, é maior que o custo do capital que financia a empresa, englobando o capital se terceiros e próprio.

Isso exige que toda estrutura econômica e financeira seja monitorada, e não só a operação. O investimento em caixa, estoques e contas a receber devem ser minimizados sem prejudicar o funcionamento. Neste ponto não existem regras. Cada empresa tem seu nível ideal. O imobilizado também não pode ser esquecido pois concentra grande parte do capital empregado nos negócios. Quando ele é exagerado, reduz o retorno sobre os ativos e consequentemente o valor gerado.

Por outro lado, o financiamento da empresa presente no prazo concedido por fornecedores, nos empréstimos bancários, nos lucros reinvestidos e no capital que os donos possuem na empresa, citando as mais comuns, jamais pode ser mais caro que o investimento nos ativos, logicamente. Se isso acontecer, a empresa gera pobreza e não riqueza como deveria. Muitas estão nessa situação atualmente. Por isso, é  melhor abandonar o funil, subir numa montanha e olhar o universo das finanças empresariais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?