A PONTE




Hoje Sun Tzu é conhecido mundialmente pela sua obra A Arte da Guerra. Mas antes de torna-se general, todavia, foi imediato de um impetuoso comandante chamado Jing-Quo e com ele teve muitas passagens onde mesmo jovem, já demonstrava a sabedoria estratégica que o fez famoso atualmente.

Conta-se que após uma batalha perdida e vários dias de caminhada, chegaram com seu exército na beira de um penhasco de 150 metros acima do  rio Liuchonghe, onde tinha uma antiga ponte feita de bambús, já desgastada pelo tempo.

O general Jing-Quo vislumbrou que eles deveriam atravessá-la pois do outro lado encontrariam comida e água para os soldados, além de local seguro para descanso. Seria onde eles recuperariam suas forças e se reergueriam para uma vitória fabulosa. Sun Tzu entretanto, recomendou cuidado na travessia, pois os soldados eram muitos assim como seus assessórios. O peso poderia romper a ponte e jogá-los no abismo.

Aborrecido por ser contrariado, o general voltou-se para Sun Tzu enaltecendo a própria coragem e superioridade, dizendo que a desejada recompensa por dias de cansaço, poderia estar logo à frente.  Calmamente, Sun Tzu concordou com esta possibilidade mas lembrou-o que primeiro era preciso atravessar a ponte. 

Esta é uma estória de ficção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?