TODA EMPRESA PRECISA DE ACCOUNTABILITY

 

Isso mesmo. Toda empresa precisa de accountability. O termo não tem uma tradução exata para o português, mas podemos entendê-lo como responsabilização. Trata-se da conduta de prestar contas, da obrigação de explicar o que está fazendo, como está fazendo, por que está fazendo, quanto está gastando e até o que vai fazer em seguida. Portanto, não é uma questão só de números e contabilidade mas também de procedimentos gerenciais. Accountability é um dos pilares da boa governança corporativa.

Uma empresa sem ela tende ao caos. Será um sistema indo para dispersão. Lembre-se que o ônus do descumprimento de uma obrigação sempre deve ser maior do que o bônus. Do contrário, nenhuma accountability será satisfatória. As pessoas precisam trabalhar com essa premissa, caso contrário haverá recompensa mesmo que indireta pelo baixo desempenho. Esse é o mal de muitas empresas. 

O nível de accountability também é um bom indicador da maturidade organizacional, pois quanto maior a primeira, maior a segunda e vice-versa. São diretamente proporcionais. Para que seja real, é preciso haver processos estruturados, indicadores, controles internos, enfim, deve haver um corpo de providências para que se torne parte da cultura da instituição. No início, os desacostumados podem estranhar, mas com o tempo compreenderão que é uma boa forma de fazer as coisas acontecerem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?