TODA EMPRESA PRECISA DE ACCOUNTABILITY
Isso mesmo. Toda empresa precisa
de accountability. O termo não tem
uma tradução exata para o português, mas podemos entendê-lo como responsabilização. Trata-se da conduta
de prestar contas, da obrigação de explicar o que está fazendo, como está
fazendo, por que está fazendo, quanto está gastando e até o que vai fazer em
seguida. Portanto, não é uma questão só de números e contabilidade mas também de procedimentos gerenciais.
Accountability é um dos pilares da boa governança corporativa.
Uma empresa sem ela tende ao
caos. Será um sistema indo para dispersão. Lembre-se que o ônus do
descumprimento de uma obrigação sempre deve ser maior do que o bônus. Do
contrário, nenhuma accountability será satisfatória. As pessoas precisam
trabalhar com essa premissa, caso contrário haverá recompensa mesmo que
indireta pelo baixo desempenho. Esse é o mal de muitas empresas.
O nível de accountability também é
um bom indicador da maturidade organizacional, pois quanto maior a primeira,
maior a segunda e vice-versa. São diretamente proporcionais. Para que seja
real, é preciso haver processos estruturados, indicadores, controles internos,
enfim, deve haver um corpo de providências para que se torne parte da cultura
da instituição. No início, os desacostumados podem estranhar, mas com o tempo compreenderão que é uma boa forma de fazer as coisas acontecerem.
Comentários
Postar um comentário