UMA QUESTÃO DE INOVAÇÃO E PRODUTIVIDADE



Uma pequena ilustração na edição 999 da Revista Exame, pode nos levar a uma boa reflexão. Nela, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulga que o brasileiro trabalha em média cerca de 1.800 horas por ano, acima dos patamares dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Japão.

Se trabalhamos mais, porque então nosso PIB é menor ? A resposta é simples. Porque nossa produtividade e inovação precisam melhorar. Trabalhar muito não é sinônimo direto de maiores resultados, pois eles não dependem somente disso. Muitas vezes, o excesso de trabalho pode ser conseqüência de ineficiências próprias ou que estão a sua volta. Os ditos problemas sistêmicos. Quando as coisas não funcionam bem ao seu redor, você acaba tendo que trabalhar mais se quiser que tudo saia bem.

Melhorar produtividade e inovação, na esfera nacional, numa empresa ou em você mesmo, exige providências cuja complexidade está relacionada com a esfera considerada. Mas é uma necessidade imperiosa, se quisermos melhorar os resultados de uma nação, de uma instituição ou de um profissional.

Comentários

  1. Meu caro esta é uma triste constatação! Nada que não esteja às vistas. Fazemos olhos e ouvidos de mercador, como bons brasileiros que somos. Mas o que fazer num país que não tem estratégias de médio e longo prazo? No máximo temos ações eleitoreiras que vislumbram 4 ou 8 anos no máximo como forma de manutenção de poder. O fato é que se nem eu, nem você fizermos algo nada vai mudar. Hajamos agora antes que não deixemos nada para os nossos netos!

    Abs e excelente bog.

    Igor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?