O DNA DOS INOVADORES



Pesquisadores de Harvard passaram 6 anos entrevistando 3.000 executivos e chegaram a conclusão que a criatividade tem haver com a capacidade de associar com sucesso questões, problemas e idéias de diversos campos, aparentemente sem relação. Desta forma, quanto mais variada for a nossa experiência e o nosso conhecimento, mais conexões nosso cérebro pode fazer. Agir diferente estimula o cérebro a pensar diferente.
Isso foi publicado em 2009 na Harvard Business Review porém 15 anos antes Steve Jobbs declarou praticamente a mesma coisa para um jornalista quando disse que a criatividade é apenas conectar coisas.
Além da capacidade de associação, os inovadores questionam perguntando e encontrando respostas. Coisas como “ e se fizéssemos isso ?” “por quê ?”, “como funciona ?” e por aí vai. Eles alocam bastante tempo nesta atividade. Também se envolvem em experimentação, quer seja intelectual ou física, e procuram cercar-se de pessoas interessantes que expandam as suas possibilidades. Por fim, são exímios observadores do cotidiano e de seus clientes.  
São os inovadores que realizam as mudanças mais extraordinárias. Não é a toa que Albert Einstein pensava que a imaginação é mais importante do que o conhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?