PRODUTIVIDADE NAS COISAS SIMPLES

Sim, nós temos um grande problema de produtividade. As estatísticas mostram reiteradas vezes isso. Porém, podemos compreender um pouco mais sobre isso se observarmos o dia a dia no mundo dos negócios. Preste bem atenção nos fatos que ocorrem neste cotidiano, que você perceberá muitos pontos que colaboram com a baixa produtividade brasileira. 

Um deles é o tempo. Lidamos mal com horários, hora para começar e terminar, cumprimentos de compromissos. Experimente viver sob uma agenda programa e você vai ver quantas vezes terá de modificá-la por causa da atitude alheia. Os atrasos, a modificação constante, os cancelamentos em cima da hora, acabam por atrasar todos os outros compromissos, e o que você faria em um dia de trabalho,  acaba fazendo em dez. Se conseguir fazer. Mas tempo não é  o único fator a considerar. Também falta organização. Os recursos não são preparados porque se aloca pouco empenho em planejamento. Então existe erro, falta e inadequação de recursos, o que obriga ao retrabalho, que também acontece por causa da falta de processo. O brasileiro parece que detesta processo, porque prefere fazer o que quer, no momento que quiser. Deseja decidir como bem entende, sem considerar o impacto disto no outro. Na verdade, falta humildade. 

Todas estas condutas impactam na produtividade, prejudicando os seus resultados. Ser produtivo está intimamente relacionado com disciplina, e parece que há um equívoco brasileiro sobre isto.   Parece que ele imagina que isso é coisa de subalterno, que o bom mesmo é transgredir a norma, pois isso demonstra o poder que ele tem. Ser alguém que cumpre aa coisas parece que entendido como alguém otário ou chato. Não precisa dizer onde chegamos pensando desta maneira. Basta dar uma olhada nas notícias para saber. A pior pobreza não é a material. É a pobreza de espírito. A primeira é reflexo da segunda. 

Não será com assistencialismo que conseguiremos melhorar a vida de milhões de brasileiros. Nem tão pouco com estas bravatas que escutamos por aí. Somente com trabalho geramos a riqueza que precisamos para elevar o padrão de vida da população. E trabalho dela mesma e não dos outros. Enquanto a festa for mais importante do que o expediente, estaremos no caminho errado. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?