ENTRE O RESULTADO E O BOM AMBIENTE DE TRABALHO

Entre o bom ambiente de trabalho e os resultados, o que escolher ? Este é um dilema que muitos gestores se deparam constantemente e dele podemos tirar muitas lições. Nelas, vou acrescentar um pouco da experiência que tenho nos ambientes empresariais brasileiros, e vou direto no assunto. 

Comumente, encontro bons ambientes de trabalho composto por bom clima organizacional e satisfação do colaborador, onde os resultados poderiam ser melhores. São aqueles locais onde todo mundo se sente bem mas no final os resultados não vão tão bem. Também não é raro, encontrar gestores que conquistam a equipe com benevolência, e que as equipes adoram. Acontece, que nem sempre isto é bom para a empresa. E eu vou dizer porque. O colaborador tem duas formas de maximizar a sua remuneração. Ou ele sobe o valor dela ou reduz a quantidade de trabalho que ela remunera. O brasileiro é muito hábil na segunda alternativa, que somada com a complacência do chefe, pode decorrer em resultados abaixo do possível e necessário. Neste contexto, se estabelece o que conhecemos como zona de conforto, de onde naturalmente as pessoas não querem sair. 

Ao focar nos resultados, esta zona de conforto é abalada e as pessoas podem rejeitar ou dificultar o desafio. Neste caso a empresa sai perdendo. E se ela perde, todos perdem no médio e longo prazos. O impacto na zona de conforto afeta em cheio o ambiente de trabalho, que pode perder um pouco do seu clima satisfatório e não for bem trabalhado pode deteriorar, gerando conflitos e piora nos resultados. A chave para a saída é o líder da equipe, seja ele formal ou informal, direcionar o time menos para a resistência e mais para a superação. Nestes casos, a liderança é determinante. 

Entre um bom ambiente e os resultados portanto, escolha os dois. Abrir mão dos resultados para ser bonzinho é suicídio. Mas por outro lado, um ambiente ruim trará os resultados para baixo. Na verdade, se você tem realmente habilidade para gerir, terá de unir as duas coisas. Ninguém falou que é fácil. Mas com certeza é necessário. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?