APURE O RESULTADO DA MANEIRA CERTA

Uma das coisas mais importantes na gestão de uma empresa é saber exatamente qual o seu resultado mensal. No entanto, apesar de toda a relevância deste assunto, em pleno século XXI ainda podemos encontrar empresas que não conseguem aferir o seu resultado da maneira correta. Isto faz com que elas tenham visões distorcidas sobre a própria realidade e o próprio desempenho, fazendo com que as decisões tomadas não sejam adequadas. Certamente um grande risco que poderia ser mitigado com a observação de conceitos bastante simples, os quais vamos abordar agora.

O erro que normalmente ocorre neste caso, é apurar o resultado pelo fluxo de caixa que é o encontro de recebimentos e desembolsos em um determinado período. Deste encontro o que se obtém é o saldo financeiro, a geração de caixa, e não apuração do resultado exatamente. É preciso que se entenda que o fluxo de caixa está comparando recebimentos e pagamentos originados em vários períodos, não necessariamente naquele que se está analisando. Isso porque nem todos os recebimentos são originados de vendas à vista, e nem todos os pagamentos são originados de compras à vista. O fluxo de caixa é impactado pelos prazos médios de recebimento e pagamento que a empresa pratica. O resultado do fluxo contém sim uma parte do lucro, mas também contém dinheiro que ainda não foi pago ao fornecedor, e que foi recebido de um faturamento anterior. De uma maneira geral, é como comparar alhos com bugalhos. Ele é muito importante no gerenciamento financeiro de um negócio mas não é a ferramenta ideal para apuração do resultado.

O demonstrativo de resultado do exercício foi feito para apurar o resultado que tanto queremos. A grande diferença é que este demonstrativo utiliza as receitas faturadas em um período e os gastos, custos e despesas, incorridos neste mesmo período, comparando assim o que a empresa gastou para gerar aquelas vendas, independentemente do seu impacto no caixa. O resultado apurado não é uma medida financeira mas sim uma medida de eficiência econômica, apesar de que esta eficiência  impacta diretamente no caixa. Em finanças costumamos dizer que no longo prazo o resultado e o caixa são iguais. Porém no curto e médio prazo eles são diferentes em virtude das políticas de recebimento e pagamento que a empresa pratica. Quando falamos em receitas, estamos falando em vendas efetuadas mas que não necessariamente foram recebidas no mesmo momento, porque a empresa pode ter dado crédito ao cliente gerando com isso contas a receber. Da mesma maneira, quando estamos falando em custos e despesas na apuração de resultado, estamos nos referindo aos gastos incorridos e não necessariamente pagos naquele tempo, gerando contas a pagar.

Quando você olha para o fluxo de caixa ele pode ser positivo, mas isso não significa que o resultado da empresa também foi positivo, porque ela pode ter acumulado contas a receber e contas a pagar, gerando uma falsa impressão para o gestor. O resultado do negócio é apurado pelo regime de competência, no qual os eventos são reconhecidos pela sua data de origem pelo valor total independente de parcelamento,enquanto que o fluxo de caixa é apurado pelo regime de caixa, no qual os eventos são reconhecidos pela sua data efetiva de pagamento e recebimento, já ensinavam os contadores há muito tempo.

Quando você apurar o resultado do seu negócio da maneira correta, é possível identificar quais as margens que ele possui na operação e com isso saber o que fazer e onde fazer para melhorá-las. É possível também saber o lucro que ele está gerando, e com isso saber se está formando ou corrompendo o capital de giro, o que vai impactar posteriormente no caixa. Enquanto que o fluxo de caixa também reflete os prazos de pagamento e recebimento, traduzindo a política comercial da empresa, o demonstrativo de resultados reflete as decisões gerenciais tomadas naquele período, expondo com isso a eficiência dos seus gestores. Então, é recomendável dar um passo adiante e procurar apurar o resultado da sua empresa da maneira correta, para tomar decisões mais acertadas e aumentar as chances de sucesso do empreendimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?