VOCÊ É O TEMPO QUE GASTA


A ampulheta foi um dos primeiros instrumentos para medir o tempo e  pode servir bem de ilustração para o seu desafio. Em nossa vida temos muitas coisas para corresponder no trabalho e na vida pessoal, de acordo com os papeis que exercemos. Em função destes papéis, temos diversos desejos e objetivos a realizar. Tudo isso forma um grande e dinâmico conjunto que pode ser representado pela areia que fica na âmbula de cima.

Acontece que o tempo é um recurso limitado e não estocável que funciona como limitador para esta realização, funcionando como uma espécie de gargalo. Temos 168 horas semanais, das quais normalmente um terço passamos dormindo. Das 112 horas que sobram, vamos estimar que gastamos 28 horas com traslados, higiene pessoal e atividades menores. Com isso já se foi metade do tempo da sua vida, restando assim 84 horas para realizar o que precisamos. Suponha que você consuma 10 horas durante a semana com o trabalho, mais 4 horas no sábado e lá se vão mais 32%. Adicione 6 horas semanais para exercícios físicos.e restam portanto 24 horas ou apenas 14% para seus planos e necessidades pessoais ! O que passa por este gargalo, é exatamente a areia que vai para a âmbula de baixo.

Se não houver planejamento, dificilmente conseguimos por em prática tudo que desejamos. Na verdade, você não é o que imagina, deseja ou pretende. Você é o que realiza. E o que você realiza, está intimamente ligado a forma como você gasta o tempo da sua vida. Procure usá-lo de uma forma construtiva para você e para os outros. Quer saber quem é realmente uma pessoa ? Ou onde realmente ela pode chegar ? Saiba como ela gasta o seu tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?