O QUE DIZEM O DRE E O FLUXO DE CAIXA ?

O Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e o Fluxo de Caixa, são duas importantes ferramentas gerenciais. Vamos tratar um pouco de como o gestor pode e deve utilizá-las. Antes de mais nada, ele precisa compreender que os dois não são excludentes. São complementares. Logo, não é producente trabalhar somente com um ou outro, Use os dois. 

Comece pelo DRE. Ele informa a eficiência da gestão em suas diversas margens. Não trata-se de dinheiro. Trata-se de gestão, preços de venda e compra, quantidades, desperdícios, processos enxutos, decisões corretas. Tudo isso está refletido nele. O resultado do DRE, nunca é o seu saldo financeiro mas impacta nele. Se em um determinado mês houver lucro, ele estará acrescentando o saldo de caixa nos próximos meses. Se por outro lado houver prejuízo, ele também estará impactando negativamente o caixa futuramente. Um mês de prejuízo será pago por um mês de lucro e vice versa. Vários meses de prejuízo, farão o caixa necessitar de reforço. O DRE origina o fluxo de caixa. Então, comece por ele, pois é quem vai dizer para onde você está indo e o que vai acontecer com o seu bolso. 

Depois examine o Fluxo de Caixa. Ele reflete os prazos de recebimento e pagamento praticados pela empresa, a política de crédito e cobrança, as práticas de compras e de estoques. Ele é impactado pelo contas a pagar e receber do negócio. O Fluxo de Caixa é essencialmente financeiro. A geração de caixa impacta diretamente no saldo final que representa necessariamente dinheiro. Se não bater, algo está errado. A eficácia da tesouraria está refletida no Fluxo de Caixa, a pontualidade nos pagamentos, a compatibilização dos vencimentos com os recebimentos também. É ele quem diz se vai faltar dinheiro ou se vai sobrar. 

Fluxos de Caixa e DRE's são os principais demonstrativos de uma operação empresarial. Por eles, é possível compreendê-la e gerí-la, seja ela industria, comercio ou serviço. Desde que eles estejam apurados da maneira certa, é lógico. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?