POR QUE SOMOS CONSUMISTAS ?

Lidar com dinheiro, exige disciplina e desapego. Exige que você seja superior e não dependente dele. Exige que mande nele e não ele em você. Exige sobretudo que você entenda como as coisas funcionam em termos financeiros. 

Os brasileiros possuem noções muito rudimentares sobre Finanças. A maioria delas foi adquirida com parentes e amigos, que transmitem um conhecimento baseado na tradição nem sempre adequada à circunstância atual. A verdade é que desconhecemos a mecânica da prosperidade. 

Um dia destes, estava conversando sobre uma questão relacionada a isto. Estávamos refletindo porque o brasileiro tem dificuldade de poupar, investir e é tão voltado para o consumo, a ponto de um governo irresponsável concentrar seus econômicos nisto, para maliciosamente agradar o eleitorado. Em outras palavras, por que consumimos mais do que poupamos e investimos ? 

Um dos motivos, é a ostentação. A necessidade de demonstrar para os outros sinais exteriores de riqueza e superioridade. Quantas pessoas você conhece que preferem ostentar ? Isso indica um alta importância para a opinião dos outros, mais até do que a própria. Talvez por falta dela. Indica também a tentativa de compensar um recalque ou sentimento de inferioridade, uma necessidade de ser aceito ou ainda de mascarar uma infelicidade interior com a aparência. Enfim, há um vasto leque de possibilidades. A ostentação obriga ao consumo desmedido, quase sempre excessivo e desta feita, danoso para a prosperidade ao longo da vida. Quando milhões de pessoas agem desta forma, tem-se um país que não cresce como deveria. 

Outro fator que concorre para a maior propensão ao consumo, é a dificuldade de sacrificá-lo no tempo presente para obtê-lo no futuro, de uma forma mais ampliada inclusive. Abrir mão de um tanto hoje para ter mais amanhã. Esta é a lógica da poupança e do investimento. A dificuldade com isso, indica no fundo a dificuldade com a perda, a barreira de ceder e contingenciar benefícios, o que indica de certa forma, imaturidade. Também indica desesperança nesta possibilidade de ganho futuro, falta de fé e credibilidade. Por desconhecimento ou decepção. Tudo tem de ser hoje, porque o amanhã não existe. Um povo sem fé é presa fácil do caos. 

Conhecer o que é Finanças pode ajudar muito a vencer preconceitos e combater estes comportamentos que acabam por colaborar com o nosso subdesenvolvimento, enquanto pessoas e enquanto nação. Ignorar Finanças é ignorar as ferramentas e as possibilidades da própria melhoria de vida. Por isso, sempre que puder aprofunde-se sobre este tema e dissemine-o para os outros. Precisamos mostrar qual o caminho para dias melhores. E ele não passa pelo Estado ou por revoluções. Passa necessariamente pelo indivíduo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?