O LUCRO É NECESSÁRIO

Até hoje ele é demonizado no Brasil, mas na verdade quem define a existência e o crescimento de uma empresa é o Lucro. E quem impulsiona o desenvolvimento de um país são as empresas. Então, o lucro é mais fundamental do que seus críticos podem imaginar. 

O lucro alimenta o capital de giro, que por sua vez mantém a empresa em funcionamento. Se parte do lucro não for reinvestido no negócio, ele simplesmente não cresce e tem dificuldades de funcionar. Logicamente existem engenharias financeiras diferentes para cada tipo de empreendimento. Existem aqueles que usam recursos dos clientes e de terceiros na sua operação. Para que esta estratégia funcione, o custo desse capital deve ser menor do que usar o dinheiro próprio. Mas quando isso não ocorre, é o velho e bom lucro que mantém as portas abertas.  

O lucro também define a capacidade de crescimento da empresa. Quanto maior o lucro, maior será a capacidade de investimento ou de endividamento, se ela usar capital de terceiros para crescer. Então, ele praticamente define o os horizontes possíveis. Sem lucro, não há crescimento. Estaríamos todos na Idade da Pedra, não fosse a eficiência econômica que ele mede. Vergonha é não ter lucro para crescer. Isto sim, é que é ruim e nada construtivo. 

Além de manter e desenvolver a empresa, parte de lucro também remunera os sócios, isto é, as pessoas que investiram e respondem pela iniciativa, caso ela se inviabilize. Afinal, elas não colocaram dinheiro ali para jamais ter de volta ou não ter remuneração, do contrário deixariam aplicado em um banco, com muito menos risco do que empreender. As retiradas dos sócios ou os dividendos são determinantes e concorrem com o capital de giro e o crescimento do negócio. O excesso de retiradas pode ser mortal para uma empresa. Por isso, antes de efetuá-las é importante saber quanto a empresa tem de necessidade de capital para as suas operações, e preservar este montante para não gerar o pior endividamento que é aquele que você incorre para pagar contas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?