AS EMPRESAS DEVEM SER AVALIADAS FREQUENTEMENTE

Em uma estrada de asfalto existem muitas pedras pequenas. Elas estão lá porque soltaram-se da manta. Elas são muito importantes para a estrada mas ninguém se abaixa para apanhá-las e guardar no bolso. Muito diferente se fossem diamantes. Todos correriam para pegar e guardar muito bem guardados. Diamantes são pedras. Mas nem por isso, você vive recolhendo  pedras por aí. Saber o valor das coisas faz com que você se interesse e cuide melhor delas. 

Neste aspecto, uma empresa é como uma pedra. É um investimento formado por um conjunto de ativos. É como um bem, um carro, uma casa, uma cadeira, com uma diferença. Ela gera riqueza. É como um diamante. Assim, como todos estes itens, uma empresa também tem o seu valor. E conhecer este valor, fará com que seus gestores cuidem melhor dela. E isso não deve ser feito somente na hora da venda. Normalmente quando isso ocorre, você estará vendendo por  um preço abaixo do que poderia obter, perdendo bastante dinheiro. E creio que perder dinheiro não é objetivo de ninguém razoável. 

Avaliação da empresa deve ser feita portanto com regularidade, para avaliar se a gestão está atuando com eficiência. Vou explicar porque. Quando esta avaliação indica um montante maior que o patrimônio da empresa, indica que s gestão está gerando valor, através do uso eficaz dos ativos e das fontes de financiamento. Ponto para ela. Quando esta avaliação indica um valor menor que o patrimônio, é sinal que a gestão está sendo ineficiente, que está destruindo valor em vez de construí-lo. Dessa forma, é mais vantajoso parar a empresa e vender seus ativos separadamente. Se você tem uma máquina cujo valor é maior do que tudo que ela pode produzir em sua vida útil. Venda a máquina e vá fazer outra coisa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?