QUANTO MAIS DINHEIRO MAIS NECESSIDADE DE GESTÃO

Existem muitos mitos financeiros no universo empresarial brasileiro. Originalmente, os mitos são narrativas que buscam explicar realidades e fenômenos naturals com ilustrações e simbologia. Mas, com o passar do tempo, passamos a usar este termo para falsas verdades, baseadas em crenças cujos alicerces, não se encontram no solo científico. Como são adotados e seguidos mesmo assim, eles são como verdades absolutas que não são verdades. 

Um deles é muito comum, e por isso mesmo, muito danoso para as empresas que o consideram. Trata-se daquela certeza de se uma empresa está com muito dinheiro, possui uma gestão financeira adequada, e sempre permanecerá numa situação confortável.  Ou seja, se está bem de grana, não precisa de  mais gestão financeira. O mais sério neste mito, é que a verdade é exatamente o contrário. 

Para compreender como isso afeta as empresas, a primeira coisa que devemos admitir é que a disponibilidade oculta a ineficiência.  Funciona mais ou menos como um pequeno lago. Quando a água está alta, os detritos ficam submersos e a bela paisagem encanta o observador na margem. Quando o nível da água desce, aparece a sujeira depositada durante anos de descuido, no fundo. A disponibilidade financeira encobre os desperdícios, as perdas que poderiam ser evitadas, a verdadeira margem de lucro do negócio. Quando ela acaba, todos os problemas que já existiam veem à tona. Aí o dinheiro estará escasso e será mais dificil resolver. Seria melhor resolver quando havia melhores condições financeiras. Não podemos esquecer, que quando há muito dinheiro, há também um feedback positivo para o empresário no sentido de que tudo está bem, isso acaba por mascarar a realidade, que pode ser bem diferente. 

Além disso, outra situação concorre diretamente para que este mito seja desmontado. Quanto mais capital uma empresa possui, maior é a complexidade para gerenciá-lo, porque também maior será diversidade de aplicações e de fontes de financiamento. Logo, será preciso mais gestão financeira. Esta evidência se reflete na quantidade de lançamentos e operações, no volume das cifras monetárias envolvidas, bem como, no número de pessoas envolvidas e nos controles e cálculos necessários. 

Também, parece que o empresário ou o responsável pela área financeira, talvez imaginem que ao tomarem providências para melhorar a gestão financeira da empresa, estariam indiretamente admitindo uma fragilidade até pessoal neste sentido, deixando-os desconfortáveis diante de si e dos outros. Entretanto, na verdade isso demonstra inteligência empresarial e preparo, pois é muito mais barato prevenir, do que remediar. 

Então, este mito é somente um mito, que prejudica e atrapalha, podendo até levar a empresa para a inviabilização. A realidade é que quanto mais a empresa melhorar a sua gestão financeira, mais rentabilidade ela terá, mais saúde financeira e mais chances terá de vencer o passar dos anos. Seguindo o caminho contrário da falsa verdade, quanto mais dinheiro, mais necessidade de gestão financeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?