APRENDA A APRENDER

A era da informação em que vivemos, tornou-se uma das grandes alavancas do desenvolvimento da humanidade. Tendo acesso a internet, hoje com um simples toque você pode ter acesso em poucos segundos, ao que antes só era possível em alguns dias, meses ou nunca. A revolução industrial, possibilitou que a população tivesse acesso a vestuário, remédio e comida em larga escala, fazendo.o mundo acelerar seu desenvolvimento de forma exponencial. A era da informação fez a mesma coisa com o conhecimento. Já em 2007, pesquisas apontavam que se cada bit de informação armazenada no mundo,  fosse um grão de areia, haveria 315 vezes mais areia do que há em todas as praias do planeta. 

Se por um lado, a oferta de informação tornou-se um numero impensável, por outro, nossa capacidade média de absorção continua a mesma. Além disso, acessar informação é uma coisa. Aprender é outra bem diferente. Aprender requer compreensão e fixação, pois quem aprende não esquece, e tem segurança. Mais que isto, quem aprende dá um uso prático ao que aprendeu. Para fixar, é preciso repetir. Para compreender, é preciso simplificar, pois o cérebro tende a descartar aquilo que é complexo demais. Cada pessoa aprende de um jeito, mas existem modelos que facilitam a maioria. E são mais simples do que você possa imaginar. Por exemplo, existe um que esclarece que este aprendizado deve seguir a regra do 5 mais ou menos 2. Isso significa que um cérebro comum absolve mais facilmente entre 3 a 7 novidades por vez. O segredo das apresentações sensacionais de Steve Jobs, estava em regras como esta. 

Ter um método para aprender é  tão importante como o conteúdo a ser aprendido. Afinal, sem um não se consegue o outro. O método favorece o resultado. O resultado é o aprendizado. E o aprendizado modifica e melhora a vida. E não precisa ser muito. Se alguém realmente aprende 5 coisas novas por semana, em um ano serão cerca de 240. Em cinco anos serão 1.200. Com essa quantidade de aprendizado real,  uma graduação, um curso de inglês, uma especialização, ou mesmo a própria existência, já terão valido a pena. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?