RIQUEZA É MAIS QUE DINHEIRO


Imagine o mundo sem excedente. Um mundo sem estoque de trabalho ou de materiais. Você teria de buscar todos os dias atender as suas necessidades fisiológicas de comer e beber, sem falar em defender-se e descansar. Ao final do dia, estaria cansado como hoje fica, mas no outro dia de manhã teria que fazer tudo de novo até o final da vida. Este mundo já existiu no passado, e a humanidade ao longo de milênios de existência desenvolveu as soluções para superá-lo.

Com ferramentas práticas e teóricas, com instrumentos, conceitos e idéias, como as invenções e a organização social e do trabalho, nossa espécie possibilitou que o esforço gerasse o excedente. Este excedente possibilitou a troca e depois o comércio. E com ele uma maior interação entre as pessoas movida pela necessidade. Tudo que somos hoje, vem desse fundamento. Ele alavancou a sociedade humana que evoluiu como nunca. Há 50.000 anos saímos da África para explorar o planeta e de lá para cá, a velocidade de desenvolvimento só aumenta.

O excedente que tanto é criticado por alguns desinformados, é um dos responsáveis por isso. A possibilidade de acumulação de riqueza, gerada pelo aperfeiçoamento tecnológico e organizacional, permite o investimento que por sua vez alavanca a sociedade, numa espiral de crescimento. Mas a palavra riqueza não comporta somente a dimensão patrimonial ou financeira. É preciso que você entenda que riqueza também se refere ao conhecimento, o que faz de uma biblioteca, um tesouro no sentido literal da palavra. Do estudo uma atividade importantíssima. Da ciência uma necessidade. Riqueza também é a variedade e a diversidade, o que significa que as artes e a cultura fazem parte disso. O respeito às diferenças também. Todas estas coisas estão conectadas como os galhos de uma grande árvore. 

Note que a maioria das sociedades que conseguiram gerar este excedente, assim como as empresas, também acabaram gerando outras riquezas. A humanidade é uma  maravilhosa experiência de sucesso e hoje a riqueza em todas as dimensões está ao seu alcance.  Não permita que idéias tendenciosas limite e direcione a sua visão disto. A liberdade é a raiz primordial na construção de um mundo cada vez melhor e mais feliz. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?