PORQUE OS PREÇOS DE SERVIÇOS SOBEM ?


Os analistas especializados estimam que em 2013 o setor de serviços vai contribuir com uma inflação de 8%. Em 2012 ela ficou em 8,75%. Nos dois casos, este setor foi e será um dos grandes responsáveis para puxar a inflação geral para cima. Esse fato provoca uma reflexão bem interessante sobre o motivo da alta de preços em serviços no mercado brasileiro.

O preço é apenas o marco monetário para a transação entre duas partes em uma economia. Mas ele também reflete em algum momento o valor intrínseco e subjetivo que ambas atribuem ao item. De uma maneira geral, o preço é composto de impostos, custos, despesas e lucro. A nossa carga tributária continua uma das maiores do mundo e impacta de forma significativa na formação do preço e suas variações. No entanto, no passado recente não tivemos aumentos significativos a fim de que possamos creditar somente a ela a responsabilidade por esta alta.

Por isso, convém refletir sobre os outros componentes. Para o custeio de um produto, alocamos itens materiais utilizados nele e a porção de mão de obra para a sua produção. Não é incomum que a parcela de itens materiais seja maior do que àquela relacionada com pessoas. O produto é tangível, assim como boa parte dos seus insumos produtivos. A valorização é mais exata. Para um serviço, a parcela relacionada com a mão de obra muitas vezes é maior. Logo, os salários impactam de uma forma mais significativa. A valorização é mais inexata. Portanto, tem uma base mais imprecisa. Além do que, com um maior componente de pessoas na formação do preço,os serviços incorporam em seu preço, a ineficiência, a desorganização e os desperdícios nos processos. E isso no Brasil é bem sério. Alguns autores defendem que os custos de serviços estão majorados em até 80% por causa desse fator.

Outro ponto a destacar é no quese refere ao lucro. A informação no mercado de produtos é mais simétrica, havendo mais comparação entre itens similares. Esta possibilidade pressiona os preços para baixo. Já no setor de serviços, esta simetria é mais difícil, fazendo parte do preço um elemento maior relacionado com o valor subjetivo de quem o presta, a oportunidade e a necessidade do cliente. Ou seja, existe uma margem maior para a maximização por parte do vendedor. Isso puxa os preços de serviços para cima. Por fim, os preços dos serviços também sofrem a influência dos preços dos materiais, num efeito inflacionário combinado e em cascata.

Por serem mais intangíveis, os servços possuem portanto preços mal formados, ficando mais a mercê da especulação do mercado e menos em função dos seus componentes reais. Você já viu uma planilha de custos de serviços ? Creio que muito poucos viram. Com os componentes dos preços menos precisos, a sua definição fica mais subjetiva e mais volátil também. É um mercado onde um pintor pode cobrar R$ 1.700,00 por 3 dias de trabalho e um dentista R$ 500,00 por um canal em 5 sessões. Como estabelcer o valor de cada um deles ? Não é a toa que os preços dos serviços funcionem como balões que puxam a inflação para as alturas. Mas é importante lembrar, que como verdadeiros balões, eles também podem estourar e cair, revelando a enorme bolha que estamos construindo neste país.

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