TODA EMPRESA PRECISA DE BACK-OFFICE
É verdade que o pessoal do comercial é muito importante para
uma empresa. Afinal, eles é que trazem o faturamento para dentro de casa. Eles geram
negócios e receitas. O pessoal do atendimento também. Não adianta, trazer o
cliente e não manter. Tanto no telefone, como pessoalmente, essa turma é muito
importante para a manutenção e até para o crescimento das vendas, porque a
fidelização se dá exatamente como ela. Além disso, a mídia ajuda mas a boa
referência do cliente quanto a sua satisfação, ganha cada vez mais relevância
nos negócios. E esse assunto é com quem atende.
No entanto, toda empresa precisa de back office. Eles são os
setores de retaguarda, que fornecem apoio para que as operações funcionem a
contento, e tratam para que o dinheiro obtido na linha de frente não escoe pelo
ralo. Não adianta ganhar no ataque e perder na defesa. Tecnologia da Informação
(TI), Recursos Humanos (RH), Qualidade, Jurídico, Contabilidade e Finanças são
típicos exemplos. Imagine parte do seu suado faturamento se esvaindo com causas
trabalhistas e autuações fiscais. Ou ainda, seu lucro sendo consumido pelo
desperdício, pela desorganização e pela ineficiência das pessoas. As decisões mal tomadas por falta de informação. Vender bem e comprar mal. Ou mesmo, seu
dinheiro sendo mal aplicado em ativos com baixa rentabilidade e seu negócio em
risco por falta de controle orçamentário. Pois é, estes assuntos são com o
pessoal do back-office. E da mesma forma que o pessoal da linha de frente trata com o
cliente, eles também têm os seus. São os clientes internos.
Sem esta retaguarda, uma empresa não subsiste. Podemos
entender que esta área é a responsável pela sustentabilidade organizacional, sem
a qual um negócio não vai muito longe. É por isso que em grandes empresas, esta
área é bem desenvolvida e possui a relevância adequada. Seus profissionais
possuem conhecimento técnico e para isso investem em capacitação. Não trabalham
predominantemente com intuição e circunstâncias mas também precisam evidenciar
dados, fatos concretos, fundamentos e referenciais pré-existentes, legislação e
normas.
Houve uma época no mundo corporativo, em que as áreas
comerciais e de marketing praticamente determinavam os passos das empresas.
Todavia, esse cenário mudou e já não traduz a correta situação. Um amigo que
trabalhou numa grande multinacional viajando pelo Brasil, e hoje trilha os
desafios do negócio próprio, me contou recentemente que percebe que o back
office está cada vez mais determinante no cotidiano empresarial. Ele está
certo. Os livros, as matérias de revistas, os atos das empresas e os investimentos
são cada vez maiores nesse aspecto, demonstrando como sempre que o equilíbrio
é a tendência majoritária do universo.
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