A NECESSIDADE DE PRECISÃO






Uma das maneiras de você aferir a eficiência de uma empresa, é identificar a precisão com que as pessoas firmam seus comprimissos ou entregam seus resultados. Quanto mais exato for o cumprimento do prazo e o atendimento da especificação do pedido, mais eficiente será a empresa e melhor será o seu funcionamento. Isso exige uma boa dose de disciplina e foco, para que as coisas não se percam na complacência do dia a dia.

Ao pedir a entrega de uma tarefa para um colaborador, você espera ter de retorno no dia e horas marcados, o retorno dessa tarefa conforme foi pedido. Isso implica numa cadeia de outras tarefas que precisam ser realizadas e que dependem dessa. Se o colaborador não consegue precisar exatamente quando e como ele vai retornar, ou pior, se descumpre aquilo que acordou e se comprometeu a fazer, estará gerando um efeito dominó, derrubando todo o processso necessário.

Em um aeroporto, você precisa saber do número do vôo, da compahia, do dia e hora do vôo, para poder embarcar. Essas informações são essenciais tanto para você como para toda logísitca interna de manutenção e abastecimento, além do embarque e desembarque de passageiros. Se estes referenciais mudarem constantemente ou forem imprecisos, seria impossível o funcionamento adequado, ou este funcionamento seria caótico e desnecessáriamente mais caro do que deveria. A imprecisão tem um custo alto. 

Da mesma maneira, é uma empresa no seu cotidiano. As tarefas e os compromissos internos precisam ser exatos quanto ao tempo e a forma. Isso não é coisa de chato. É coisa de quem deseja que ela funcione melhor. O contrário é que se refere a quem é displicente, que deseja esconder a inefiência na pseudo compreensão humana. Refere-se aos bonzinhos para os colegas e ruins para a empresa. Acontece que isso não constroi o amanhã que é necessário para sustentar estes e aqueles que procuram deixar sempre claro e exato os compromissos e as tarefas no trabalho. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?